Notícias
Foto: Gustavo Garrett/Clube Curitibano.

Aulas de Vôlei de Praia promovem o crescimento da modalidade

Adicionado no programa olímpico dos Jogos de Atlanta em 1996, o Vôlei de Praia é uma das modalidades mais encantadores do mundo, por ter as suas partidas disputadas em lindas praias e promover um clima descontraído entre atletas e torcedores.

O esporte faz parte do catálogo de disciplinas esportivas do Clube Curitibano há anos, mas foi em 2020 que o Vôlei praticado nas areias começou a dar passos mais largos em busca da disseminação entre os associados, graças à inserção das aulas exclusivas da modalidade que estão sendo realizadas nas quadras da Sede Barão do Serro Azul.

As atividades orientadas pelo professor Bernardo Romano contam com a participação de 21 associados, 11 homens e 10 mulheres, divididos em quatro turmas, duas delas com aulas realizadas no período diurno e outras duas com atividades à noite – ao final da matéria, você pode conferir os horários das aulas.

A principal novidade é a maior participação feminina no esporte. Oriundas do Voleibol de Quadra do Clube, as mulheres estão se tornando figura mais recorrente nas areias. Essa procura gerou a inédita participação feminina durante a disputa da 1ª etapa do Torneio Interno da modalidade que aconteceu no último dia 7 de novembro.

“Meu esporte do coração é o Vôlei de Quadra, porém afirmo que estou amando o Vôlei de Praia”, revela Marta Ji H. Paik, que participa das aulas às segundas e sextas-feiras, das 11h às 12h.

As atividades comandadas por Bernardo Romano são atrativas e têm como objetivo fazer os alunos entenderem o esporte, principalmente o sistema de jogo, já que os fundamentos são semelhantes do que é feito na quadra, como toque, manchete, saque, bloqueio, ataque, contra-ataque e levantamento, mas a forma de execução das jogadas na areia são diferentes em relação ao esporte indoor.

“Durante as atividades, o meu trabalho é fazer eles entenderem como funciona e se pratica, mas, ao mesmo tempo, eu tenho realizado muitos trabalhos que visam a melhor carga respiratória e física de uma forma prazerosa. O foco é um trabalho físico na areia que exige muito dos praticantes, mesclada com a parte técnica que com fundamentos ligados ao Vôlei de Praia”, conta Romano.

Para que os atletas tenham prazer em frequentar as aulas, o professor apresenta exercícios recreativos que ajudam os alunos a melhorar o nível de jogo e parte física, mas contribuem também para que o praticante tenha uma vida saudável e estável psicologicamente, benefícios essenciais neste período de pandemia de Covid-19.

“Os treinos do professor Bernardo são excelentes. Com todo o histórico que ele tem como profissional, as suas aulas são regidas com maestria”, destaca Marta. “Além disso, a nossa turma evolui a cada aula e isso é fantástico. A prática do esporte ao ar livre, com os pés em contato com areia, contribuem para que aperfeiçoamos as técnicas nessas aulas”.

Além da preocupação com as atividades, Bernardo Romano também monitora constantemente os cuidados com a higienização, o cumprimento do distanciamento e o uso de máscara durante os exercícios. O número de seis praticantes por turma também ajuda a ter um controle maior diante das medidas de biossegurança.

“Hoje, nós temos apenas seis alunos por turma, que evita aglomeração e tumulto durante as aulas. A modalidade também facilita a prática porque é jogada ao ar livre, mas mesmo assim todo o cuidado é importante já que mesmo em espaços abertos existe a chance de contaminação. Nós também estamos monitorando cada um dos alunos no sentido que qualquer sintoma seja comunicado e que a presença do associado não aconteça”, afirma Romano.

Vice-diretor da modalidade, Gustavo Erzinger espera que as novas aulas de Vôlei de Praia promova futuramente uma maior participação dos associados nos torneios internos. “Mais do que participar do torneio, que venham participar das aulas que o Clube está oferecendo. O torneio é uma motivação natural para que os treinos fiquem cada dia melhores e mais associados pratiquem o Vôlei de areia”.

Diante dos protocolos de segurança sanitária, o Departamento de Esportes mantém apenas quatro turmas e todas as vagas foram preenchidas. Confira abaixo os dias e horários das aulas de Vôlei de Praia do Clube Curitibano:

Feminino

Segundas e sextas-feiras – das 11h às 12h
Terças e quintas-feiras – das 19h30 às 20h30

Masculino

Segundas e sextas-feiras – das 12h às 13h
Terças e quintas-feiras – das 20h30 às 21h30


Leia também:

Aulas de Surf são apresentadas aos associados

Associados retornam aos tatames para as aulas de Artes Marciais

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades