Notícias
Arte: Camila Lunard/Clube Curitibano.

Caixa de Memórias: Contos Encantados de Beatrix Potter

Semanalmente, a Escola de Dança apresenta a série Caixa de Memórias, com lembranças de seus espetáculos anteriores. Inesquecível por seus figurinos, coreografias e roteiros, a apresentação trazida nesta quinta-feira é Contos Encantados de Beatrix Potter, de 2013, apresentado no Teatro Positivo – Grande Auditório

A escritora inglesa Beatrix Potter foi homenageada pelas turmas de dança do Clube Curitibano quando a equipe técnica conheceu sua obra, voltada ao público infantil e reconhecida mundialmente pela originalidade. Para falar sobre seus contos, na maioria sobre a vida no campo e os mais diversos animais, a proposta da Escola de Dança foi criar uma ‘nova história’ para Beatrix Potter, onde ela era narradora de um conto que unia todos os outros, e cada um deles ganhava vida por meio da dança.

Quase como se fosse uma novo conto da escritora, o espetáculo foi contado pelas atrizes Dulce Furtado e Alexandra Mayrhofer, que eram, respectivamente, Beatrix Potter e Peter Rabbit. 

Confira as fotos do espetáculo:

Fotos: Arquivo pessoal. 

“A atuação em Beatrix Potter foi eletrizante, até hoje, quando me lembro, me arrepio”, conta a atriz Dulce Furtado. Ela destaca a lotação do Teatro Positivo e a dedicação de toda a equipe da Escola de Dança, em especial da coreógrafa Marlene Rodak, para tirar as ideias do papel. “Nós abríamos o espetáculo no meio do púbico, com um holofote imenso em cima de nós, na plateia mesmo. Então finalmente subíamos ao palco e fazíamos a apresentação. O tema era muito cativante, muito especial”, ela conta, sobre a peça. Dulce destaca também que foi em Beatrix Potter que ela contracenou pela primeira vez com Alexandra Mayrhofer – hoje as duas fazem parte do Grupo de Teatro do Clube Curitibano e são grandes amigas.

Um detalhe especial é que, enquanto narravam o espetáculo, as personagens de Beatrix Potter e Peter Rabbit ‘pintavam’ um quadro, que na verdade foi feito pela professora de artes, Jaqueline Albuquerque.

Ao fim da apresentação, um espectador quis comprá-lo… Mas, infelizmente, o quadro não estava a venda! 

Boas lembranças 

Os contos de Beatrix Potter se uniram em um só neste espetáculo. Entre eles, The Tale of Peter Rabbit, conta a história de um coelho maroto e desobediente; The Tale of Jemima Puddle-duck, sobre uma pata que foi chocar seus ovos longe e quase foi devorada por uma raposa; The Tale of Squirrel Nutkin, sobre um esquilo traquina fugindo de uma coruja; e The Tale of Two Bad Mice, inspirada em ratos que foram capturados por uma ratoeira.

Ao longo do espetáculo, todas as pequenas histórias, dos esquilos atrás de suas nozes, da pata chocando seus ovos, dos ursos dormindo, dos sapinhos pulando em lagoas, das corujas sobrevoando, dos porquinhos viajantes e das camponesas eram contadas pelas turmas de dança do Clube Curitibano em lindos figurinos e cenário. 

Confira as fotos dos bastidores do espetáculo: 

 

Fotos: Arquivo pessoal. 

“Cada turma era um animalzinho diferente”, explica a bailarina Gisele Ramos Fabian, que na ocasião foi uma das ratas. “Eu estava no ballet iniciante e lembro das cenas de interação entre os ratos, fazendo gracinhas. Foi marcante porque foi meu primeiro espetáculo com o Clube Curitibano”, diz ela, que até hoje dança conosco. O figurino de Gisele foi usado até para uma releitura da cena, feita anos depois pela Escola de Dança. 

A moral da história de Contos Encantados de Beatrix Potter é que, independente de serem diferentes, todos os animaizinhos faziam parte de uma grande família – a família da dança. 

Bye Bye Life

A Companhia de Dança do Clube Curitibano fez uma participação mais do que especial no espetáculo: sua abertura. Foi uma releitura da trilha Bye Bye Life, extraída do musical All That Jazz, de Bob Fosse.

Sinopse: Em um relato semi-autobiográfico, o personagem principal sofre um infarto e com a vida por um fio passa pelos cinco estágios da elaboração da perda. Revê momentos do passado e em seu delírio vê sua própria morte como um número musical.

Confira as fotos da abertura:

Fotos: Arquivo pessoal. 

Ficha Técnica 

Beatrix Potter: Dulce Furtado

Peter Rabbit: Alexandra Mayrhofer

Ratos: André Neri e Eraldo Kühl

Ratas: Malki Pinsag e a turma de Ballet Clássico Adulto

Pata Jemima: Wilmary Brunatto

Camponesas: Jazz Iniciante e Básico

Corujas: Ballet nível Promenade

Esquilos: Ballet nível Alegro e Adágio

Fadas da Confraternização: Pré Cia de Dança

Flores: Baby Class

Gotas de Orvalho: Jazz Intermediário

Patinhas: Ballet Port de Bras e Relevê

Pinguins filhas: Sapateado nível Infantil

Pinguins pais e mães: Sapateado Adulto

Porquinhas encantadas: Ballet Relevê e Battement

Sapinhas e Ursinhas: Ballet nível Plié e Port de Bras

Abertura: Companhia de Dança

Leia Também: 

Caixa de Memórias: O Expresso Polar

No Palco do Alcides Munhoz: Serafim

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades