Notícias
Arte: Camila Lunard/Clube Curitibano.

Caixa de Memórias: Mary Poppins

O sonho de sair voando graças a um guarda-chuva aberto (e mágico!) pôde ser realizado através da dança, por dezenas de bailarinos, no espetáculo Mary Poppins, apresentado pela Escola de Dança do Clube Curitibano em 2015. Esta é a apresentação escolhida hoje para dar continuidade ao especial Caixa de Memórias

O clássico filme Mary Poppins, de 1964, que ganhou uma nova versão em 2018, foi contado no palco do Teatro Positivo – Grande Auditório. Originalmente interpretada por Julie Andrews, e depois por Emily Blunt, a famosa personagem foi incorporada pela bailarina Melissa de Castro, então professora do Curitibano. Este espetáculo foi a despedida dela do Clube, pois se casou e estava indo embora para o Rio de Janeiro, e era muito querida pelas alunas. A última fala da babá é certeira: “eu já cumpri meu papel aqui e devo ir”, e com certeza encheu vários olhos d’água. 

Confira as fotos do espetáculo: 

Fotos: Arquivo Pessoal. 

Enredo

A história começa quando o Mr. Banks está a procura de uma nova babá para suas filhas, Amanda e Mariana (este era o nome verdadeiro das bailarinas). Ele quer contratar alguém que seja ‘como um general’, mas as meninas estão atrás de uma ‘moça boazinha’. É aí que Mary Poppins entra na vida da família e deixa tudo de cabeça para baixo, mas de um jeito positivo. 

Tudo fica melhor com a chegada da babá, que ensina novas brincadeiras, cria novos hábitos e apresenta novos universos às crianças. Um exemplo é a limpeza do quarto, em que a Boneca de Pano e a Boneca de Porcelana e até os Soldadinhos de Chumbo ganharam vida. 

“Mary Poppins é esse ser mágico capaz de sentar nas nuvens, adentrar em desenhos rabiscados e dar ordens a brinquedos e demais objetos inanimados”

Ao lado de Bert, amigo de Mary Poppins, as crianças vivem uma aventura que começa com mágica e termina com o grupo resgatando o pai das meninas da amargura. Ao longo da história, as bailarinas do Curitibano se transformaram em pinguins, girassóis, patinhas, pássaros mágicos e banqueiros, encantando a plateia. A clássica cena do musical, em que Mary se despede ao som da música supercalifragilisticexpialidocious, também foi reprisada no palco do teatro. As músicas da peça foram, aliás, um acalento à parte. 

“A última trilha reuniu todas as bailarinas, que dançaram com um brinquedo: algumas com uma pipa e outras com um papagaio. É um lembrete de que precisamos aproveitar o lado bom da vida”, conta a coreógrafa da Escola de Dança, Marlene Rodak

Confira fotos dos bastidores: 

Fotos: Arquivo Pessoal. 

Curiosidades  

Cada detalhe do espetáculo foi pensado com muito carinho. O painel de chão pintado por Bert foi pintado pela professora de artes Jaqueline Albuquerque. Foi no painel que Bert, Mary Poppins e as meninas fizeram seu passeio mágico. 

A sacola de retalhos de Mary Poppins foi literalmente feita de retalhos, e à mão, pelo pai da coreógrafa Marlene Rodak, Thadeu Rodak. Já ela foi responsável pelo feitio e decoração do chapéu de crochê da amada babá. 

O Clube Curitibano relembra deste espetáculo com muita emoção!

Na videoteca 

A associada Maria Fernanda Marinoni relembrou o espetáculo do Clube e os filmes de Mary Poppins no quadro Na videoteca, pelo Instagram. Confira: 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Clube Curitibano (@clubecuritibano) em

Ficha Técnica:

Direção Geral, adaptação de Texto de Trilhas: Marlene Rodak

Direção Cênica: Marlene Rodak e Eraldo Kühl

Coreografias: Eraldo Kühl, Clarissa Cappellari, Melissa de Castro, Malki Pinsag, Luana Theodoro, Laudo Pires, Priscila Nerissa, Wilmary /Brunatto e Deborah Atherino

Mary Poppins: Melissa de Castro

Mr Banks: Laudo Pires

Bert: Eraldo kühl

Mágica dos Pássaros: Malki Pinsag

Filhas Banks: Amanda Lacerda Santos e Mariana de Araújo Terra

Kate, a babá: Vivian Cardoso

Ellen, a governanta: Alexandra Mayrhofer

Jóqueis: Mariana Luiza Duarte Lima, Eduarda Antunes Arrecha, Bruna Sprenger Ximenes, Natália Rincoski da Rocha Loures

Bonecas de Pano, Bonecas de Porcelana, Soldadinhos de Chumbo, Girassóis, Patinhas, Pinguins: Alunas da Escola de Dança do Clube

Governantas: Ballet Adulto

Marujos: Sapateado Adulto

Pessoas no Bosque: Pré Cia de Dança

Babás, Limpadoras de Chaminé e Banqueiros: Cia de Dança

Pássaros do Destino: Corpo de Baile

Cenógrafo: Sergio Richter

Sonorização: SP áudio

Iluminação: Maycon Amaro

Operação de Áudio e Iluminação: Clarissa Cappellari

Maquiagem: Jonatha Ribas

Gravação e Mixagem: Terra Estúdio de Áudio

Fotos e Vídeos: AC Eventos

Trabalho em Altura: Top Team Brasil

Figurinos: Isabele Krause e Paulinho Maia

Leia também:

Caixa de Memórias: Contos Encantados de Beatrix Potter

Caixa de Memórias: O Expresso Polar

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades