Notícias
Arte: Camila Lunard/Clube Curitibano.

Caixa de Memórias: O Mágico Mundo dos Doces

A Escola de Dança apresenta o especial Caixa de Memórias, que relembra espetáculos anteriores que encantaram o Clube Curitibano. Hoje, a história contada é de O Mágico Mundo dos Doces, apresentado em 2014 no Grande Auditório do Teatro Positivo.

Imagine bombons, bolos, mousses, biscoitos… ganhando vida! Essa era a premissa do espetáculo, que alegrou bailarinos e plateia com as doçuras e travessuras criadas pela coreógrafa Marlene Rodak. Com texto original e um cenário encantador, com mesa, geladeira e fogão gigantes, a peça ficou no coração daqueles que a apresentaram.

“O espetáculo deu um grande destaque ao ballet clássico. Eu dancei uma valsa muito bonita, com uma coreografia maravilhosa e também muito desafiadora, inclusive com pas de deux”, relembra a bailarina Andrea Westphal de Siqueira. Na ocasião, ela foi um dos açúcares e usou um figurino todo branco, com tutu romântico, que deu ainda mais ênfase ao estilo de dança. “Nas provas de figurino, as meninas menores me falavam: ‘você é uma bailarina de verdade!’. Tenho boas memórias desse espetáculo, dos ensaios no Concórdia e também da apresentação”, complementa.

Outro ponto que tornou o espetáculo especial para Andrea é que este foi o último que a filha, Valentina, dançou junto à Escola de Dança do Clube Curitibano. Depois, ela se juntou à Escola de Dança do Teatro Guaíra (leia a história da Valentina aqui).

“Tinha uma cena que nós estávamos juntas no palco. Eu era o açúcar e ela era um mousse de maracujá. O figurino era lindo, um tutu prato amarelo que tinha bordados que imitavam as sementinhas do maracujá”, conta Andrea. Assim como o figurino da mãe, Valentina adorou o seu, por remeter à figura clássica de uma bailarina.

Confira as fotos do espetáculo: 

Fotos: Arquivo Pessoal

Sinopse

O espetáculo acompanha a história da confeiteira Floribela, que fabrica doces mágicos graças às receitas de um livro, também mágico. Contudo, Floribela não sabe que seus doces criam vida, com a ajuda de açúcares e fadinhas, até ter pesadelos coloridos, onde recebe a visita dos quitutes. Mas eis que um infortúnio acontece: o livro mágico se perde num portal e precisa ser recuperado pelas guardiãs.

No fim da jornada, com o livro recuperado, a cozinheira mágica se acostuma com seus doces vivos e proporciona uma grande festa com chá, bolo, mousse de maracujá e todos os doces que ela fazia de acordo com as receitas mágicas.

Boas memórias 

Junto com outras lembranças, o figurino, o texto e alguns recortes da Revista do Clube Curitibano sobre O Mágico Mundo dos Doces são guardados com carinho pela atriz Alexandra Mayrhofer. Esta foi a primeira vez em que ela participou do espetáculo não só como atriz convidada, mas também como bailarina. Junto com a Pré-Cia, ela foi o Pesadelo Colorido.

“Eu era como uma narradora, era o pesadelo da personagem principal, que foi interpretada pela Marlene. Foi muito legal contracenar com ela, tinham cenas engraçadas em que ela aparecia dormindo numa cadeira e a gente a empurrava, puxava de um lado para o outro no palco”, relembra. Alexandra elogia o cenário e a história, que era inédita.

Ela se lembra de começar saindo da plateia já com o figurino, e depois se juntar à Pré-Cia numa coreografia. “Eu guardo um carinho especial por cada personagem que fiz, e deste tenho o figurino até hoje, é lindo”, diz. “Gostei muito de fazer. Saudades!”.

Confira as fotos dos bastidores: 

Fotos: Arquivo Pessoal

Ficha Técnica:

Direção geral e artística: Marlene Rodak
Coreógrafos: Laudo Pires, Priscilla Nerissa, Deborah Atherino, Eraldo Kuhl, Clarissa Capelari, Wilmary Oleszczucki, Melissa de Castro, Malki Pinsag
Ajudantes de Floribela: Sapateado Adulto
Fadas: Sapateado Infantil
Guardiãs do Livro: Jazz
Pesadelos Coloridos: Cia e Pré Cia
Bombons: Baby class
Bolachas, Bolos, Mousse de Maracujá e Pirulitos: Ballet Clássico
Açúcares: Ballet Clássico Adulto
Produção: Escola de Dança do Clube Curitibano

Leia Também: 

Caixa de Memórias: Mary Poppins

Pacote Cultural aproxima os associados dos livros e filmes

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades