Notícias

Celebre o Dia do Cinema Brasileiro com a Videoteca do Curitibano

Hoje, 19 de junho, é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. A data foi escolhida em homenagem ao primeiro cinegrafista e diretor do país, o ítalo-brasileiro Afonso Segreto, que registrou as primeiras imagens em movimento no Brasil, no ano de 1898. 

Afonso estava a bordo de um navio e gravou imagens da sua chegada à Baía da Guanabara. Alguns historiadores consideram que, na verdade, as primeiras gravações brasileiras teriam acontecido em 1897, na cidade de Petrópolis.

Além da comemoração em junho, o cinema brasileiro também celebra seu dia em 05 de novembro, pois nessa mesma data, em 1896, acontecia a primeira exibição pública de cinema no Brasil.

Apesar de nunca termos vencido um Oscar, nossas produções colecionam premiações importantes para a história do cinema nacional, além de muitas indicações a outros prêmios nacionais e internacionais. Algumas delas são:

  • O Pagador de Promessas (1962)

Indicado – Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1963)

Palma de Ouro – Melhor Filme – É o único filme brasileiro a conquistar o prêmio máximo do Festival de Cannes, na França

Prêmio Especial do Júri – Festival de Cartagena, Colômbia (1962)

  • Central do Brasil (1988)

É um dos filmes brasileiros mais premiados no exterior e de toda a história.

Urso de Ouro de Melhor Filme: no Festival de Berlim

Melhor Filme Estrangeiro: Globo de Ouro, International Press Academy, BAFTA, National Board of Review, Satellite Awards, Sapo de Ouro (Polônia) e Festival de Havana

Melhor Atriz para Fernanda Montenegro: Urso de Prata (festival de Berlim), New York Film Criticss Circle Awards, Los Angeles Film Critics Association Award, Internaitonal Film Festival Fort Lauderdale, National Board of Review

Prêmios Audiência e Júri Jovem: do Festival de San Sebastian, na Espanha

Indicado ao Oscar nas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz: a primeira vez que um filme brasileiro recebeu duas indicações à premiação

  • Cidade de Deus (2003)

Melhor Filme – Festival de Havana

Melhor Edição: Daniel Rezende – BAFTA Awards

  • Tropa de Elite (2007)

Urso de Ouro de Melhor Filme – Festival de Berlim

E quem disse que para por aí? O cinema brasileiro está recheado de obras incríveis, desde os clássicos como Jeca Tatu, até os mais modernos e atuais, campeões de bilheteria, como Minha Mãe é Uma Peça.

O time da Videoteca preparou um conteúdo especial para comemorar a #SemanadoCinemaBrasileiro, e você pode acompanhar as melhores dicas de filmes no Instagram da @culturacuritibano

Lembrando que: todas essas indicações podem ser encontradas na Videoteca do Clube. Além das dicas que estão no Instagram da Cultura, separamos mais três obras nacionais que você não pode deixar de ter na sua lista:

A Guerra do Contestado foi um conflito armado que envolveu posseiros e pequenos proprietários de terras do Paraná e de Santa Catarina de 1912 até 1916, tendo a erva-mate e madeira, como disputa pelos estados. Nessa produção exclusiva da RPC você poderá conhecer mais sobre esse conflito. 

Cronicamente Inviável é um filme de 2000 dirigido pelo diretor paranaense Sérgio Bianchi que mostra  um Brasil cada vez mais próximo da atual realidade. As diferenças sociais, culturais e tantas outras são mostradas de forma a não haver fuga do espectador à reflexão.

Trilogia do Cárcere é uma produção do diretor e roteirista Aly Muritiba, que faz um elo entre as pontas de um dos maiores problemas que a sociedade enfrenta atualmente. O Sistema prisional Brasileiro é mostrado na visão do próprio diretor, que trabalhou durante 7 anos como agente penitenciário no Paraná.

Aproveite para fazer o seu pedido pelo Pacote Cultural, acessando o formulário, ou venha conferir as dicas e opções incríveis na Videoteca do Clube, na Sede Barão.

Mais informações, contate a Videoteca: WhatsApp (41) 99680-0317/ Fone (41)3014-1992

 


Leia também:

Inscrições abertas para o Programa de Férias!

Pequenos Leitores: conheça o novo clube de literatura infantil do Curitibano

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades