Notícias
Foto: Midori Kobiyama/Clube Curitibano.

Lênin Palhano mostra o seu conhecimento na Aula de Culinária

Na última terça-feira (15), o requisitado Chef Lênin Palhano foi até a cozinha do Pavilhão do Bolão na Sede Barão do Serro Azul para ministrar a Aula de Culinária Live Especial. Durante o programa que foi transmitido no canal do Clube Curitibano no YouTube, Palhano ensinou aos associados como fazer os pratos Arroz de Siri com Creme de Cambuci com Coco e Camarões no Vinagrete.

Com apenas 32 anos, o Chef carrega em seu currículo uma rica experiência no ramo gastronômico. Faz seis anos que Lênin está a frente do luxuoso Restaurante Nômade, casa que conta com um menu repleto de pratos internacionais e de autoria própria de Palhano, que venceu diversos prêmios como da revista Veja Comer e Beber, da Topview, além da premiação como Chef 5 estrelas do Prêmio Bom Gourmet, da Gazeta Povo.

Essas conquistas no cenário gastronômico são consequências de muito trabalho e pesquisa que foram realizadas por Lênin Palhano nos últimos anos. “Trabalhar como Chef em um restaurante é um desafio muito grande, pois não trabalhamos apenas com a cozinha, mas com as refeições como jantar ou almoço. Fazemos também o serviço de quarto, café da manhã… a cozinha está funcionando a todo momento”.

Palhano reforça que um Chef de cozinha não deve conhecer somente as técnicas, mas também precisa entender os processos de produção e adquirir um repertório gastronômico para que possa ter diversas referências. “Hoje, as pessoas falam muito em culinária italiana, tailandesa, chinesa, dando rótulos. Eu não acredito nisso. Acredito que temos que cozinhar com o que temos, como na aula de hoje, que trabalhamos com ingredientes típicos, que temos na mão”, avalia.

Embora seja o líder de uma equipe e o responsável por desenvolver as saborosas combinações dos cardápios, Palhano necessita da ajuda de seus assistentes, porque dependendo do prato, ele vai precisar do auxílio de até quatro pessoas. “Temos que entregar todos os pratos ao mesmo tempo, quentes e com qualidade. O segredo de um bom restaurante é a constância, não apenas na segunda, mas na terça, quarta, quinta… qualquer dia que nosso cliente for nos visitar, ele precisa receber uma comida de qualidade”.

Lênin ressalta também a importância da qualidade dos ingredientes para que o prato fique saboroso. “Não adianta uma boa técnica se o ingrediente for ruim”, inicia. “O melhor lugar para comprar um alimento é na feira. Minha dica para os associados do Clube é que vão até as feiras, levem seus filhos, conversem com os produtores e conheçam mais sobre a origem do alimento de vocês”, orienta.

Fotos: Midori Kobiyama/Clube Curitibano.

Além dos ensinamentos, o Chef Lênin Palhano possibilitou durante a live a realização de um sorteio que teve como prêmio um almoço executivo no Restaurante Nômade. O vencedor foi o associado Roberto de Souza Pereira, que é um grande fã dos pratos criados por Palhano.

“Foi muito bom ter conquistado esse almoço, eu gosto dos pratos do Nômade, o ambiente do restaurante é muito agradável”, revela Roberto, que também aproveitou o momento para elogiar a edição da Aula de Culinária Live. “Eu gostei bastante do programa, tudo estava muito bonito, parabéns aos organizadores”, finaliza.

A Aula de Culinária Live Especial com o Chef Lênin Palhano foi um sucesso, a transmissão contou com a audiência de cerca de 300 pessoas. Caso você não tenha assistido ou deseja ver novamente, confira abaixo o programa na íntegra:

Leia também:

Rock Vinyl Live vai agitar a casa dos associados

Degustação de vinhos promove maior conhecimento aos associados

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades