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Confira as sete dicas para começar uma atividade física

Manter uma rotina de exercícios faz bem para a saúde e para a mente. Isso não é novidade, não é mesmo? Mas nem sempre é fácil colocar o tênis e encarar a esteira, tirar a poeira das raquetes ou a sunga do fundo do armário. Mas é possível! Com planejamento e uma dose de motivação, é possível deixar o sedentarismo de lado.

“A motivação faz você começar e o hábito te ajuda a continuar. É uma mudança de vida que você sente logo, no corpo e na mente”, diz a Supervisora de Fitness do Clube Curitibano, Renata Kunzel de Macedo.

Junto com a equipe, Renata listou sete dicas simples – mas muito valiosas – para te ajudar a incluir os exercícios na sua rotina. “O verão está chegando e o Clube está de novo de portas abertas, com toda a segurança necessária, para receber os associados. Ou seja, você ainda tem incentivos extras para começar já.”

MUDE SEUS HÁBITOS

Pequenas mudanças no dia a dia podem te ajudar a ser mais ativo. Por que não trocar o elevador pela escada? Você também pode trocar carro por uma caminhada, estacioná-lo mais longo do habitual, ou até mesmo ir de bicicleta.

ESTABELEÇA OBJETIVOS VIÁVEIS

Ter uma meta é sempre motivador. Mas não exagere! Pense em objetivos que podem ser alcançados, em um tempo viável. E tenha paciência para colher os resultados. “Não existe mágica. É claro que, quanto mais frequente e intenso o treino, mas rápido será o resultado. Mas, também é fundamental respeitar o seu corpo e não exagerar inicialmente”, explica a supervisora.

PLANEJAMENTO E ROTINA

Para quem está começando, é importante marcar na agenda a atividade como um “compromisso com você mesmo”. “Se você deixar para ir ‘a hora que der’, provavelmente não vai funcionar. Então, coloque a atividade física na sua rotina, com planejamento de dias e horários. Comece com duas ou três vezes por semana, em uma intensidade que você consiga cumprir.”

ESCOLHA UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ GOSTE

Gostar da atividade vai fazer toda a diferença para você começar e, principalmente, continuar praticando. Experimente várias opções, até encontrar algo que te dá prazer. “O Clube oferece, além da musculação, dezenas de opções de aulas de ginástica, por exemplo. Além de mais de 40 modalidades de esportes. Aproveite essa oportunidade para testar e descobrir qual será mais prazerosa pra você.”

ALIMENTE-SE BEM

Conciliar uma rotina de exercícios físicos com uma alimentação saudável vai fazer você se sentir ainda mais disposto. E o impacto na sua saúde será ainda maior.

ENCONTRE COMPANHIA

Que tal convidar um amigo ou alguém da família para te acompanhar nos exercícios. Além da companhia tornar a prática mais prazerosa, você tem mais um motivo para não deixar de fazer: o compromisso com outra pessoa.

BUSQUE ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL

Ter o olhar de um profissional especializado é muito importante, principalmente para quem está começando. O Clube oferece acompanhamento em todas as atividades. E, se você precisa de uma orientação ainda mais próxima, pode optar por um personal trainner. “Ele ainda pode te ajudar na motivação extra. Ter alguém acompanhando de pertinho e cobrando, às vezes ajuda. É só uma questão de escolher a melhor opção para você.”


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