Notícias

Grandes nomes do Tênis em congresso no Curitibano

O Clube Curitibano abriu as portas para o III Congresso Brasileiro de Tênis, realizado pela Federação Paranaense de Tênis (FPT) entre os dias 15 e 17 de novembro. Grandes nomes nacionais e internacionais do esporte, como Jaime Oncins, Hugo Daibert e Enrique Perez ministraram palestras e oficinas para cerca de 180 treinadores do Brasil. 

“O impacto para o atleta é indireto, porque para mudar o atleta é preciso mudar quem está por trás dele. Faz diferença para um profissional ter acesso ao conhecimento de grandes atletas como os que estão no Congresso”, conta Caio Cortela, diretor de capacitação da FPT. Ele ainda comenta que o evento permite um intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento a longo prazo do esporte. 

Há seis anos a FPT realiza eventos de capacitação no Curitibano. “Só temos a agradecer ao Clube pela parceria”, diz o presidente da Federação, Sílvio Souza. “Os treinadores podem analisar o que já fazem, aprender coisas novas e ter a diretriz se estão no caminho certo”. 

A junção da prática e da teoria é vista durante as palestras, mas também no coffee break. Uma das ações inovadoras do Congresso é exibir trabalhos acadêmicos de universitários a respeito do Tênis. Universidades como USP, UFRGS e Unicamp levaram artigos e pesquisas atuais para serem apresentados durante os intervalos. “Além disso, os temas da palestra também são atualizados, baseados em pesquisas”, explica Sílvio. 

Entre os palestrantes, o supervisor de Tênis do Clube Curitibano, Maurício de Matos, teve a oportunidade de compartilhar seu conhecimento com o público. Ele falou sobre preparação física e desenvolvimento do atleta a longo prazo. “O Clube proporciona que nossos treinadores tenham acesso à capacitação, e por outro lado, o Brasil inteiro conhece nossa estrutura”, explica. 

A palestra que abriu o evento foi dada pelo tenista Jaime Oncins, atual campeão da Copa Davis Brasil e tenista consagrado. “Esse tipo de palestra é uma coisa nova pra mim, mas eu acho que é importante compartilhar a experiência com outras pessoas do Tênis”, ele diz. O evento buscou o desenvolvimento e a capacitação de treinadores, e, consequentemente, de atletas. 


Fotos: Gustavo Garrett/Clube Curitibano

 

Leia Também

Torneio Integração reúne tenistas de diferentes idades

O dever cívico de formar atletas

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades