Notícias
Arte: Camila Lunard/Clube Curitibano.

Curso de Teatro Adulto apresenta live de Leitura Dramática


Desde março, o Curso de Teatro Adulto se prepara para as apresentações de Leitura Dramática, que serão exibidas no canal do Youtube do Clube Curitibano nos dias 30/06 e 03/07, às 20h. Os textos foram escolhidos com muito cuidado pelo professor, Pedro Bonacin, de modo a complementar um ao outro.

“O voo sobre o oceano”, de Bertold Brecht: A peça didática radiofônica do dramaturgo alemão tem como mote a viagem de um piloto de Nova Iorque a Paris. Na peça, é a primeira vez que um homem realiza essa travessia em um avião. O autor usa as forças da natureza como personagens para dialogar com o aviador.

“Apocalipse”, de Ernesto Cardenal: Já Apocalipse, do escritor nicaraguense, é um poema que traz a visão do autor sobre o fim da humanidade da Terra e o surgimento de um novo planeta.

Com cerca de 50 minutos, a Leitura Dramática é resultado de aulas virtuais de teatro e visam aproximar o associado da cultura em tempos de isolamento social. A sonoplastia da apresentação terá música ao vivo e foi feita pelo aluno Cleyton Ogura.

Inclusão

“Nós tínhamos o desafio e o desejo de trabalhar com acessibilidade e decidimos embarcar no #culturainclusiva com foco em deficientes visuais“, conta Pedro Bonacin. Em parceria com o projeto de artes Ver Com As Mãos, idealizado por Diele Pedrozo Santo, implementaram a descrição de personagens, ambiente e figurino ao roteiro dos personagens, tornando a apresentação mais acessível. Como uma audiodescrição feita antes da peça, mas na voz dos atores.

Alunos do Ver Com As Mãos envolvidos com Teatro acompanharam a produção e os ensaios da Leitura Dramática e ajudaram a torná-la inclusiva. Os atores pretendem que a live uma experiência que alcance a todos.

Elenco: Adriana Villar, Carla Batistel Zaniol, Cléo Lima, Cleyton Ogura, Denise Losso, Estela Klosoviski, Fernanda Scheibe Anderson, Gladys Vendrami, Gy Themis, Judith Mueller, Letícia Moniz, Lincoln, Luciana Longhi, Mateus Dal Ponte, Mila Ribeiro, Simone Nercolini, Vander.

Agradecimentos: Diele Pedrozo Santo, idealizadora do Projeto Ver com as Mãos. E os alunos do projeto: Luís Gustavo Moreira de Andrade, Laura Kaiser e Juliana Santos.

Leia Também: 

Caixa de Memórias: Anastasia

No Palco do Alcides Munhoz: Da Terra à Lua

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades