Notícias
Curso de Teatro Adulto em sua primeira mostra, em 2019. Foto: Gustavo Garrett/Clube Curitibano.

Curso de Teatro realiza ações inclusivas com deficientes visuais

A necessidade de conhecer e aproveitar ferramentas virtuais para manter a chama do Teatro acesa trouxe consigo uma descoberta de como trabalhar com atores e atrizes à distância, via vídeo, de casa. O Curso de Teatro Adulto do Clube Curitibano mergulhou no desafio ao migrar suas aulas para o Zoom e investir em espetáculos online, como a Leitura Dramática que aconteceu no nosso canal do YouTube em Julho. 

Junto com este desafio, uma vontade: o desejo de inserir a acessibilidade no Teatro. O professor do curso, Pedro Bonacin, aproximou os atores do projeto Ver Com as Mãos, organizado em Curitiba por Dielly Pedrozo, que tem como foco os deficientes visuais. 

Nos ensaios de Leitura Dramática, Dielly e seus alunos participaram via Zoom. Deficientes com cegueira total ou parcial se uniram aos atores do Curitibano, sugerindo maneiras de tornar a leitura mais acessível, trabalhar a audiodescrição, apresentação dos personagens, cenários e figurinos, inserção de notas introdutórias, entre outros. 

“O pessoal do Ver Com as Mãos que está com a gente é envolvido com os estudos de Teatro, Artes e Letras”, conta Pedro Bonacin. “Eles trouxeram uma percepção diferente da nossa para os textos apresentados e foi muito interessante ver a maneira como passaram a reconhecer nossos atores pelas vozes”. 

Mesmo depois da apresentação do dia 3 de julho, os encontros no Zoom entre os atores e os alunos do Ver Com as Mãos continuaram, para tornar a experiência teatral mais rica e inesquecível.  

Leia Também:

Caixa de Memórias: The Princess Hair Show

No Palco do Alcides Munhoz: Gran Circo

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades