Notícias
Dia Mundial do Meio Ambiente
Clube Curitibano diminui uso de copos plásticos

Curitibano diminui uso de copos plásticos

No Dia Mundial do Meio Ambiente, uma boa notícia para comemorarmos: desde março deste ano em campanha por redução no uso de copos plásticos, o Clube Curitibano alcançou números expressivos em dois meses. A agremiação diminuiu a quantidade de copos usados para 34.900 unidades no mês de abril. O uso chegou a ser de 210.690, em novembro de 2018. O Clube utilizou mais de 1,6 milhões de copos plásticos no ano passado o que ligou o sinal de alerta da agremiação. Os números podem diminuir ainda mais com a conscientização dos associados.

O objetivo com o projeto é alertar os sócios e poupar o meio ambiente. Outros fatores de destaque são a economia financeira com menor compra de copos e, principalmente, a redução no uso de materiais cuja decomposição é lenta. Os copos plásticos levam 400 anos para decompor, o equivalente a quatro ou cinco gerações de uma família. A título de comparação e com dados hipotéticos, se um copo plástico fosse usado no dia da criação do Clube Curitibano ainda não teria se decomposto.

Dia Mundial do Meio Ambiente
Adesivo colocado ao lado dos bebedouros conscientizam os sócios

Outras ações

Por meio de um sistema integrado de consciência residual, o Clube Curitibano e os restaurantes parceiros separam o lixo reciclável e dão destinação particular. Vidro e papelão, por exemplo, são destinadas às cooperativas de reciclagem ampliando a rede de aproveitamento do material. O mesmo se aplica ao material utilizado nas obras e o lixo orgânico que tem destinação específica.

A separação é importante e algumas atitudes simples podem ajudar. A indicação da coleta de Curitiba é separar o lixo orgânico (cascas de frutas, verduras, sobras de alimentos, papel higiênico, papel toalha, guardanapos, etc.) em sacos pretos e o lixo reciclável em sacos coloridos. Acondicionar os lixos misturados inviabiliza a reciclagem de muitos materiais, logo, é importante separar desde casa até o descarte.

 

Leia mais

>> Dia do Barão do Serro Azul
>> Encontro de Carros Antigos surpreende

 

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades