Notícias
Fotos: Ricardo Sodré e Satiro Sodré/SSPress/CBDA.

Em busca da tão sonhada vaga olímpica

Nos últimos meses, os períodos de preparação, as sessões de treinamentos e participações em competições foram essenciais para Alessandra Marchioro, Fernanda de Goeij, Gustavo Saldo e Vitor Guaraldo chegassem preparados para o momento mais importante do ano até o momento: a Seletiva Olímpica. No Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, a busca pela tão sonhada vaga nas Olimpíadas de Tóquio começa nesta segunda-feira (19).

Para que os atletas atingissem o nível ideal físico e técnico durante a Seletiva Olímpica, a diretoria do Clube Curitibano e dos Esportes Aquáticos liderada pelo Diretor, Cesar Feres, trabalharam de forma conjunta para definir o melhor planejamento e disponibilizar toda uma infraestrutura reconhecida no cenário nacional.

Entre as principais praças estão o moderno Parque Aquático, da Sede Barão, e espaços para preparação física e fisiológica com equipamentos de última geração que fazem parte do projeto do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que incentiva os esportes olímpicos no Curitibano.

Além da infraestrutura, os nadadores também contaram com o apoio de uma ampla comissão técnica que foram importantes durante toda a preparação. Parte dela, liderada pelo Coordenador de Natação, Fabio Bronze, e formada pelos treinadores Diego Peña, Rodrigo de Herval Felipe e Christian Carvalho, e o preparador físico, Reiler Graboski, vai acompanhá-los durante os seis dias de competição.

Na piscina do Maria Lenk

Em grande fase após conquistar duas medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano Absoluto, Gustavo Saldo é o integrante mais jovem da equipe de Natação do Curitibano que vai disputar a Seletiva Olímpica. O nadador de apenas 18 anos compete em quatro provas no Parque Aquático Maria Lenk: 200m e 400m livre, 100m e 200m borboleta.

“Será a minha primeira seletiva olímpica. Eu estou muito animado, confiante e com vontade de nadar. Desde pequeno, eu sempre tive o sonho de participar de uma Olimpíada, e hoje tenho a primeira chance de disputar uma vaga. É uma sensação de gratidão por ter essa oportunidade”, revela Gustavo, que faz meditação para controlar a ansiedade antes das provas.

“Para lidar com a ansiedade, eu não posso esquecer de respirar, tenho que fazer meditação e preciso me manter calmo. Além disso, eu fico concentrado e lido comigo mesmo, para que tudo em volta fique mais leve”.

Fernanda de Goeij será a primeira nadadora do Clube Curitibano a mergulhar na piscina que sediou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Mesmo com apenas 20 anos, de Goeij é uma das principais atletas da competição e vai nadar quatro provas: 200m e 400m medley, 100m e 200m costas.

“Fico muito feliz pela oportunidade de já estar disputando uma vaga olímpica. Estou conseguindo controlar a ansiedade pela experiência que já tenho em campeonatos importantes ”, revela a nadadora, que ficou na 4ª posição nas provas dos 100m e 200m costas no Campeonato Sul-Americano Absoluto disputado em março.

“Minhas expectativas estão boas. Estou encaixando um bom polimento e me sentindo bem na água. Vou dar meu melhor nas quatro provas, mas sei que os 100 e 200m costas são as principais que tenho chance de fazer o índice”, afirma a jovem nadadora.

Experiência

Mais experiente entre os atletas do Curitibano, Alessandra Marchioro está pela terceira vez seguida próxima da vaga olímpica. Em 2012, a velocista ficou apenas 0.16s da vaga para os Jogos de Londres e, quatro anos depois, às vésperas da seletiva olímpica para a Rio 2016, a nadadora sofreu com o excesso de treinos e falta de descanso e não conseguiu participar da competição.

“Foram dois momentos complicados na minha carreira, chegar tão próximo em 2012 e para 2016 estar muito bem, mas sofrer com overtraining e não conseguir a vaga. Mas, eu acho que a carreira de atleta é de superação e resiliência, e acredito que essas duas palavras resumem bem a minha trajetória”, exalta a nadadora de 27 anos.

É com a confiança adquirida desde quando voltou a nadar pelo Clube Curitibano que Alessandra Marchioro vai em busca da tão sonhada vaga olímpica nas provas de velocidade: 50m e 100m livre. “As minhas expectativas para a seletiva olímpica são as melhores, eu venho treinando muito bem e estou confiante que vou conquistar a vaga olímpica. Eu estou bem feliz e tranquila que dei o meu máximo para conquistar essa vaga”.

Entre as melhores do Brasil, Alessandra Marchioro vem da conquista da medalha de ouro nos 50m livre no Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Brasil, disputado em dezembro do ano passado. “A minha principal prova é o 50m livre, mas acredito que o 100m livre tem a sua importância, até porque estarão abertas as quatro vagas para o revezamento. Eu tenho 22 anos de carreira e acredito que cada competição que participei, soma e acrescenta para que eu tenha uma ótima performance nesta seletiva”.

O quarto atleta a representar o Clube na competição nacional será Vitor Guaraldo, que vai disputar a prova dos 100m costas. Para estar melhor adaptado ao ambiente, o nadador de 25 anos está no Rio de Janeiro desde o dia 9 de março. “Para um nadador de costas isso conta muito, já que em piscina aberta sinto um pouco mais de dificuldade de me localizar na prova. Estou muito confiante, venho treinando muito bem, vou em busca da minha melhor marca e quem sabe brigar pela vaga olímpica”.

Para acompanhar a busca dos nossos nadadores pela tão sonhada vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Clube Curitibano vai fazer uma cobertura aqui no site e também nas páginas do Instagram do Curitibano e do @ccnatacao. Forme você também a torcida pelos nossos atletas.

A Seletiva Olímpica de Natação acontece entre os dias 19 e 24 de abril.

Fique atento a agenda de provas dos nadadores do Clube Curitibano na Seletiva Olímpica:

Segunda-Feira

Fernanda de Goeij – 400m Medley
Gustavo Saldo – 400m livre

Terça-Feira

Fernanda de Goeij – 100m Costas
Gustavo Saldo – 200m Livre
Vitor Guaraldo – 100m Costas

Quarta-feira

Fernanda de Goeij – 200m Medley
Gustavo Saldo – 200m Borboleta

Sexta-Feira

Alessandra Marchioro – 100m Livre

Sábado

Alessandra Marchioro – 50m Livre
Fernanda de Goeij – 200m Costas
Gustavo Saldo – 100m Borboleta


Leia também:

Com nadadores do Curitibano, CBDA divulga a lista da seletiva olímpica

Encanto pela natação é semeado entre familiares

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades