Notícias
Equipe de Raquete
Equipe de Raquete do Clube Curitibano oferece aulas de tênis, padel, squash e beach tennis. Fotos: Henrique Rigo.

Quatro esportes movimentam a Equipe de Raquete

Oportunizar aos alunos da escolinha de Tênis a vivência em outras modalidades que utilizam raquete e que tem fundamentos em comum com o esporte da bolinha amarela foi a aposta do Clube Curitibano para este ano. Com a criação da Equipe de Raquete, o Clube preencheu duas lacunas: otimizou a utilização das quadras de Beach Tennis, Squash e Padel no período vespertino e proporcionou aos atletas que não fazem parte da equipe de alto rendimento, mais conhecimento e oportunidades de jogar.

Carolina Pruner, de 11 anos, está contente com a oportunidade de aprender novos esportes, principalmente o Squash, modalidade com a qual ela não havia tido contado. O Padel, um dos esportes do projeto rendeu a atleta uma medalha na estreia do brasileiro. Ela também ganhou o título do Valendo o Título de Tênis, o que comprova que o projeto tem desenvolvido os alunos em diferentes áreas. “O Padel é um jogo de duplas e joguei a semifinal e final com um parceiro canhoto como eu. E nós ganhamos. Achei bem diferente porque foi um torneio estilo americano que trocam as duplas e representou muito para mim, pois vieram até pessoas de fora para jogar o campeonato”, analisou Carolina.

EQUIPE DE RAQUETE

O projeto teve início em fevereiro deste ano, com o inicio regular das escolinhas do Clube, mas começou a ser desenhado em junho do ano passado quando a proposta foi apresentada aos pais. Em dezembro o Clube bateu o martelo. A Equipe de Raquete trata-se de uma escolinha onde quatro modalidade que se utilizam de raquete para jogar são praticadas concomitantemente. Ao contrário da rotina de treinamentos do Tênis de Alto Rendimento, a Equipe de Raquete aproveita da ludicidade e recreação com treinamentos menos pesados. “Eles se divertem nos outros esportes, se encontram e sentem a evolução, saindo da rotina do Tênis”, explica o supervisor de Tênis, Homero Ravedutti Neto.

Treinamento de Tênis
Treinamento de Tênis

Os treinamentos tem duas horas e meia diárias divididas entre os treinos de Tênis e outra das modalidades. Um aluno que inicia às 14h no Tênis faz uma hora e meia de treino e muda para o Beach Tennis, no primeiro mês, depois para o Padel e Squash e treina por mais uma hora. Todos os atletas giram nas modalidades que apoiam o projeto, sendo que a cada três meses completam o ciclo dos quatro esportes e põe o aprendizado em prática no Torneio da Equipe de Raquete, de realização trimestral, totalizando quatro edições por ano.

Hoje as turmas contam com aproximadamente 50 atletas dirigidos por professores especialistas em suas modalidades. A intenção, entretanto, é aumentar esse número para os próximos anos, diz Homero. Para participar os interessados devem entrar em contato com a Secretaria da Academia. Para integrar a Equipe é necessário passar por uma avaliação técnica. São dois horários para participar: segundas e quartas às 14h e às 14h30 e terças e quintas nos mesmos horários. Informações pelo telefone 3332-2028.

BEACH TENNIS

Treinamento de Beach Tennis
Treinamento de Beach Tennis

O esporte foi criado na Itália em uma adaptação ao frescobol – esporte popular em praias. Tem como grande atrativo a prática a beira-mar e um clima extrovertido nas competições. Tem crescido vertiginosamente nos últimos quatro anos e no Clube Curitibano ultrapassou os 250 praticantes. Tecnicamente é mais fácil do que o Tênis.

SQUASH

Treinamento de Squash
Treinamento de Squash

O Squash é um esporte de velocidade e explosão física, praticado com raquetes e com uma pequena bola de borracha. Dois ou quatro jogadores disputam as partidas em uma quadra fechada por quatro paredes. O esporte consiste em fazer a bola bater na parede e quicar duas vezes na quadra do adversário.

PADEL

Treinamento de Padel
Treinamento de Padel

O Padel é disputado em uma quadra com 20m de comprimento e 10m de largura, com paredes nos fundos e nas laterais. O diferencial do Padel para outros esportes de raquete é a interação com as paredes, que trazem a bola de volta ao jogo e dão dinamismo à partida, que tem contagem idêntica à de Tênis.

Incentivadores do Tênis do Clube Curitibano

Leia mais

>> Começa a 2ª etapa do Interno de Beach Tennis
>> Saiba como foi o Americano de Padel

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades