Notícias
Escolha profissional

A importância da escolha profissional

O trabalho deve ser a manifestação natural do que naturalmente se faz bem” (C. Jung). Escolher uma profissão, uma atividade, uma carreira não é uma tarefa simples. É uma decisão que envolve a análise de muitos critérios e requer, sobretudo, muita reflexão. Normalmente o acerto de nossas decisões está relacionado à quantidade de informações que dispomos sobre o assunto e da maturidade e autonomia no momento da decisão.

Os jovens certamente demonstram coragem, energia e disposição nas suas escolhas, mas inegavelmente, necessitam de apoio para refletir sobre o futuro e planejar com tempo e dedicação sobre o que provavelmente norteará sua vida pelos próximos 30 anos – sua carreira. Buscar informações, conhecimentos do mercado, das profissões e tendências para o futuro, autoconhecimento e percepção das aptidões e talentos naturais pode facilitar as decisões e aumentar o índice de acerto na escolha.

Por que é importante? A carreira profissional é uma preocupação que atinge jovens, pais, educadores, empresas e toda a sociedade. Orientar profissionalmente pode ser uma grande contribuição para escolhas mais adequadas, profissionais mais felizes e empresas mais produtivas, gerando profissionais mais competentes.

Um dos caminhos é a Orientação Profissional que busca proporcionar ao orientando informações sobre suas habilidades, interesses, valores e outras potencialidades com o intuito de que direcione essas características para profissões onde as suas possibilidades de realização pessoal e profissional sejam efetivamente ampliadas.

Trabalho com um programa que consiste em contato direto do orientador/psicólogo com o orientando, em aproximadamente cinco horas, divididas cinco encontros. Primeiro há uma entrevista e levantamento das expectativas, aplicação do instrumento de verificação da personalidade. Depois passa para a aplicação do inventário de descobertas que engloba interesses (o que você gosta), valores (o que é importante para você), habilidades (no que você é naturalmente bom) e personalidade (o que faz você ser o que é). E assim o orientado tem uma devolutiva com identificação do perfil pessoal e motivadores de carreira.

Christiane Vianna é psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Pós Graduada em Gestão de Pessoas e Liderança pela Universidade Positivo. Iniciou sua carreira na empresa Acta RH e Carreira, atuando em processos de Orientação Profissional e Planejamento de Carreira. Posteriormente atuou em processos de Assessment em empresas de diversos segmentos: educação, transporte, telecomunicação, automotivo, serviços etc. Na empresa DBM/LHH atuou como consultora associada auxiliando profissionais nos processos de Outplacement. Tem experiência em treinamento e desenvolvimento de pessoas. Seu contato é (41) 99914-1744.

 

ESTE É UM CONTEÚDO DA EDIÇÃO DE JANEIRO DA REVISTA DO CLUBE CURITIBANO. PARA LER A REVISTA NA ÍNTEGRA CLIQUE AQUI.

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades