Notícias
Pela segunda vez, Gabriela Portugal é convocada para seleção brasileira (Foto: Jaqueline Deina/Clube Curitibano).

Esgrimistas do Curitibano vão representar o Brasil no Sul-Americano

Após as conquistas das medalhas de bronze do Circuito Paranaense Juvenil e Sabre Adulto, as esgrimistas Gabriela Portugal e Manuela Macedo têm mais motivos para comemorar nesta semana. As atletas do Clube Curitibano foram convocadas para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano Cadete e Juvenil, que acontece em Ibagué, na Colômbia, entre os dias 11 e 16 de outubro.

Na competição que reúne os melhores atletas da América do Sul, as esgrimistas vão defender o nosso país na modalidade espada feminina.

Entre as melhores do Brasil em três categorias, Gabriela Portugal, de apenas 14 anos, vai competir nas classes pré-cadete (sub-15), cadete (sub-17) e juvenil (sub-17).

“A convocação para o Sul-Americano é super importante, ainda mais no meio de uma pandemia, que foi um período que eu treinei muito em casa. Sinto que esse é o resultado do meu esforço e voltar competir era tudo que queria. Fiquei muito feliz por ser convocada para fazer parte da delegação brasileira na minha categoria e ainda duas acima”, comemora Portugal, que foi convocada pela segunda vez na curta carreira.

“Falta um mês para o campeonato e ele será de muito foco e trabalho duro com meus técnicos Athos e Augusto, com meu preparador físico Ives e minha fisioterapeuta Merli. Estou bem ansiosa, tenho certeza que será incrível, cheio de experiências e poderei defender a bandeira do Brasil e do nosso Clube Curitibano”, conclui.

Número 5 do ranking nacional, Manuela Macedo vai estrear defendendo o uniforme brasileiro em competições internacionais. Assim como a companheira de equipe no Curitibano, a associada de 15 anos vai competir na categoria pré-cadete.

“Eu tenho me dedicado bastante nas últimas provas para conseguir a classificação e fiquei feliz por ter dado certo. Eu agradeço imensamente a minha equipe, todos os meus colegas e, principalmente aos meus técnicos e mestres, Athos e o Augusto, pois sem eles isso não seria possível”, que completa.

“As competições nacionais voltaram neste ano e eles foram uma espécie de treino para a gente se acostumar novamente com a rotina intensa de competições. Essa volta foi super importante para a classificação no ranking, que garantiu a oportunidade de participar do sul-americano. Temos um mês até a competição, logo ele será de treinamento intenso. Mas espero fazer bonito ao representar o Brasil e o Clube Curitibano”, encerra.

Manuela Macedo vai fazer a sua estreia pela seleção brasileira (Foto: Jaqueline Deina).

 

As convocações para seleção brasileira de esgrima são consequências do árduo trabalho dos atletas e toda equipe técnica, liderada pelos treinadores Athos Schwantes, esgrimista que representou o Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012 e Rio 2016, e Augusto Moreira Marques, técnico nível 1 da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

“Quando a gente trabalha para atingir o objetivo, é muito bom quando ele se concretiza. Elas estão de parabéns e estou muito feliz. A Gabi já havia sido convocada para a seleção brasileira, agora será a segunda experiência internacional. Cada vez mais elas vão adquirir essas experiências de competições internacionais. Vamos seguir trabalhando para ter mais convocações”, exalta Schwantes.

Mas antes de embarcar para a Colômbia, as esgrimistas vão representar a equipe do Clube Curitibano no Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil, que será realizado no Círculo Militar, entre os dias 16 e 19 de setembro.

Convocação

Modalidade: Espada Feminina

Gabriela Portugal

Categoria Pré-Cadete – Número 4 do ranking nacional
Categoria Cadete – Número 10 do ranking
Categoria Juvenil – Número 14 do ranking

Manuela Macedo

Categoria Pré-Cadete – Número 5 do ranking nacional


Leia também:

Time de vôlei sub-17 disputa estadual sub-19 e consegue boa colocação na primeira fase

Atletas do basquete são convocados para seleção paranaense

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades