Notícias
Foto: Divulgação.

Esgrimistas representam o Brasil no Sul-Americano

A equipe de esgrima do Clube Curitibano vive um grande momento. E para evidenciar o sucesso do projeto esportivo, os esgrimistas Felipe Leal e Gabriela Portugal representaram o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Esgrima, entre os dias 11 e 16 de outubro. A competição aconteceu em Ibagué, na Colômbia, e os associados terminaram entre os 10 melhores em suas categorias.

Convocado pela primeira vez momentos antes do início da competição sul-americana, Felipe Leal superou os combates da fase eliminatória e terminou a sua participação na espada pré-cadete (sub-15) na 8ª colocação. Leal comemorou o resultado que o posiciona entre os melhores esgrimistas do cenário sul-americano.

“Foi uma experiência incrível e muito divertida. Eu consegui jogar contra alguns dos melhores atletas do mundo na minha categoria, além de conhecer muitos outros representantes do Brasil. Foi demais e eu consegui aprender com diferentes técnicos também”, afirma Leal.

Combate triplo

Com apenas 14 anos, Gabriela Portugal defendeu a seleção brasileira de esgrima em três categorias da modalidade espada: pré-cadete, cadete e juvenil. Na categoria sub-15, pré-cadete, a esgrimista se destacou no sul-americano e conquistou o 9º lugar. “Foi uma honra representar o Brasil no campeonato sul-americano de esgrima na Colômbia, uma experiência única e diferente”, exalta Portugal.

Nas categorias superiores, a atleta do Clube Curitibano também alcançou grandes resultados ao terminar na 9ª colocação na classe cadete (sub-17) e em 19º lugar no juvenil (sub-20). A participação na categoria juvenil foi uma grande oportunidade de aprendizado para Gabriela Portugal, que jogou ao lado de atletas mais experientes.

“Sem dúvida o aprendizado é o que eu trago de mais valioso. O espírito esportivo, lutar por cada ponto e claro tentar uma boa classificação num campeonato tão importante. No juvenil foi realmente uma baita experiência. Joguei com meninas de 20 anos, que treinam fora há anos”.

Após a primeira participação no sul-americano, Felipe Leal e Gabriela Portugal estão ainda mais empolgados para representar mais vezes a seleção brasileira em competições internacionais. “Eu fiquei com aquele gostinho de quero mais. Certamente vou continuar a me dedicar na esgrima para conseguir os melhores resultados e alcançar mais competições como essa”, reitera Felipe Leal.

“Sem dúvida meu objetivo é ir bem no brasileiro que será no curitibano agora em novembro e assim classificar para os próximos sul-americanos, pan-americanos e mundiais”, completa Gabriela Portugal.

O Clube Curitibano parabeniza os nossos atletas e toda equipe da esgrima, composta pela vice-diretora Ana Portugal e os treinadores Athos Schwantes, esgrimista que representou o Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012 e Rio 2016, e Augusto Moreira Marques, técnico nível 1 da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Fotos: Divulgação.

Confira os resultados dos esgrimistas do Clube Curitibano e da seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano de Esgrima:

Espada Pré-Cadete Sub-15

Felipe Leal – 8º lugar
Gabriela Portugal – 9º lugar

Espada Cadete Sub-17

Gabriela Portugal – 9º lugar

Espada Juvenil Sub-20

Gabriela Portugal – 19º lugar

Leia também:

Oktober das Raquetes marca o reencontro com a confraternização

Equipe de polo aquático participa da Liga Polista

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades