Notícias
Camila Ligmanovski – Kobiyama Photo & Video/Clube Curitibano.

“Fale com Elas” reúne associadas em bate-papo sobre carreira e empreendedorismo

Mais de 120 associadas vieram à Sede Barão do Serro Azul prestigiar o “Fale com Elas”. O evento, que aconteceu na noite de quinta-feira, 5 de março, trouxe profissionais para um conversa sobre empreendedorismo feminino, carreira executiva e gênero. A programação veio em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8.

Fotos: Camila Ligmanovski – Kobiyama Photo & Video/Clube Curitibano.

A bate-papo começou às 19h30, no Salão de Eventos, com o painel Empreendedorismo Feminino. Foram convidadas ao palco a idealizador

a do ELA (Empreender; Liderar; Autorizar- desenvolvendo a potência das mulheres para o papel de empreendedora), Elen Milek, e a fundadora do Clube da Alice, Mônica Balestieri Berlitz. Mediada pela associada do Curitibano e escritora do livro “Inteligência Relacional”, Ana Artigas, na conversa foram discutidas maneiras de superar as inseguranças as a adversidades – sejam elas interiores ou exteriores – na hora de colocar idéias em prática.

“Alguém em algum lugar pode estar rezando por um milagre e esse milagre pode ser você” – Elen Milek.

Durante o painel, foram apresentados dois cases de empreendedoras do Clube, Bárbara Darin, sócia da empresa de Catering Menuo, e Maria Gasparin, designer criadora da marca Maria Dolores.

Carreira e gênero

O segundo painel trouxe quatro profissionais para discutir Carreira Executiva e Gênero.  A frente da discussão estavam Ruth Bandeira (Sócia e Diretora Executiva da Propósito/TRANSEARCH), Camila Lisboa Haiducki (Diretora Industrial América Latina da Novozymes), Karen Rebello (Gerente de TI da Exxonmobil) e Vania Lago (Diretora de Vendas da Embratel). A moderação ficou por conta da Gerente de Comunicação e Marketing do Clube Curitibano, Flávia Alves.

Na discussão foram levantados os porquês das mulheres ainda serem minoria em cargos executivos no Brasil (representam 25% das cadeiras, segundo o 15º Internacional Business Report (IBR) – Woman in Bussiness 2019), embora sejam maioria no ensino superior (mulheres são 57,2% dos estudantes matriculados em cursos de graduação, segundo o Inep).

“É nossa obrigação incentivar as gerações futuras a almejar cargos executivos e acreditar no em seu potencial”, compartilhou Vania.

Artista do Clube

Durante os painéis, a associada Aline Lorusso Busse fez a facilitação visual do que estava sendo discutido. A artes serviram de cenário para as sócias, que fizeram fotos com as convidadas para os painéis.

Networking

O Fale com Elas foi uma iniciativa do Clube de Negócios do Clube Curitibano. Um dos objetivos do grupo é atrair mais mulheres para os encontros. A Diretora Geral, Terezinha Pereira Abagge, afere a importância da iniciativa para o Clube. “Essas pessoas que se apresentaram aqui trouxeram um recado maravilhoso para as mulheres. Ás vezes somos nossas próprias inimigas e temos que batalhar pela sororidade”.

Após os painéis, as associadas puderam conversar com as palestrantes e entre si, trocando experiências e contatos profissionais. “Pude ver várias posições sobre carreira, perspectivas de negócios, empoderamento. Foi muito esclarecedor”, contou Cristiana Camargo. A associada Jéssica Scherer comentou a pertinência de eventos como estes no Clube: “Este tipo de fala empodera práticas cotidianas, pois as vezes a gente entra no automático. É muito relevante”.

No momento de networking as associadas puderam aproveitar o serviço de catering da Menuo e espumantes Beauty Brut Rosé .

O próximo encontro do Clube de Negócios, o “Share Meeting”, será no dia 24 de março, uma terça-feira. No evento os associados do Clube Curitibano poderão compartilhar conhecimentos e experiências de negócios.

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades