Notícias
Fernanda de Goeij na eliminatórias dos 400m medley (Foto: Satiro Sodré/SSPRESS/CBDA).

Fernanda de Goeij e Gustavo Saldo estreiam na Seletiva Olímpica

Começou a Seletiva Olímpica de Natação que vai definir os representantes brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio. Na manhã desta segunda-feira, no Parque Olímpico Maria Lenk, no Rio de Janeiro, os nadadores do Clube Curitibano, Fernanda de Goeij e Gustavo Saldo, fizeram as suas estreias no 1º dia da fase eliminatória e garantiram a vaga na final dos 400m livre masculino e 400m medley feminino.

Gustavo Saldo foi o primeiro a mergulhar na piscina que sediou os Jogos Olímpicos do Rio em 2016. O jovem nadador participou da 2ª série eliminatória dos 400m livre e registrou a marca de 3m56s53. Com o desempenho, o nadador de 18 anos obteve o 8º melhor tempo entre os 11 atletas que participaram da disputa e garantiu a vaga na final que acontece ainda nesta segunda-feira, não antes das 18h59.

Logo na sequência, Fernanda de Goeij estreou na Seletiva Olímpica ao nadar os 400m livre. Sem a necessidade de confirmar a sua vaga na final, a atleta do Clube Curitibano utilizou a disputa para entrar em ritmo de competição, e ficou na 4ª colocação na prova que reúne os quatro estilos. Fernanda registrou o tempo de 5m05s88.

Ainda nesta segunda-feira, não antes das 19h15, a nadadora volta à piscina do Maria Lenk para disputar a final dos 400m medley feminino.

Critérios de classificação

Para estar entre os classificados para as Olimpíadas de Tóquio, os nadadores precisam ficar em 1º ou 2º lugar e bater o índice olímpico na final – o tempo registrado na eliminatória não será considerado. Nos 400m livre masculino, Gustavo Saldo precisa atingir a marca de 3m46s78 e ficar com a medalha de ouro ou prata na seletiva para ir ao Japão.

Nos 400m medley feminino, Fernanda de Goeij tem que nadar abaixo do índice de 4m38s53 e ficar entre as duas melhores na final para confirmar a sua vaga nos Jogos de Tóquio.

Desempenho nas eliminatórias

Diante de atletas mais experientes, Gustavo Saldo não sentiu a pressão e abriu a prova com um ritmo forte ao fechar os 200m iniciais em 3º lugar, com o tempo de 1m55s80. Na metade final da disputa, o jovem nadador controlou o nado e fechou a prova em 4º lugar, com o tempo de 3m56s53. A performance o garantiu entre os oito melhores que vão disputar a final dos 400m livre.

Já garantida na final da prova que reúne os quatro estilos, Fernanda de Goeij aproveitou a fase eliminatória para entrar no ritmo de competição. Durante os 400m medley, a nadadora do Curitibano sempre se manteve entre as quatro melhores, com destaque para as parciais de 100m dos nados borboleta e peito quando fechou em 3º lugar.

Nos metros finais, Fernanda controlou as braçadas no nado livre e finalizou a prova em 4º lugar, com o tempo de 5m05s88. Com o resultado, de Goeij garantiu o quarto melhor balizamento na final que acontece à noite.

O primeiro dia de finais da Seletiva Olímpica tem início nesta segunda-feira, a partir das 18h30.

Confira o resultado dos nadadores no 1º dia da fase eliminatórias da Seletiva Olímpica:

Gustavo Saldo – 400m livre – 8º lugar – 3m56s53
Fernanda de Goeij – 400m medley – 4º lugar – 5m05s88


Leia também:

Em busca da tão sonhada vaga olímpica

Com nadadores do Curitibano, CBDA divulga a lista da seletiva olímpica

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades