Notícias
Arte: Camila Lunard/Clube Curitibano

Futsal Challenge Day é atração para os amantes da modalidade

Os atletas e amantes do Futebol de Salão terão a oportunidade de tirar o uniforme e a chuteira do guarda-roupa e matar a saudade da modalidade durante o Futsal Challenge Day. Neste sábado (19), a partir das 9h, no Ginásio de Esportes da Sede Barão do Serro Azul, os associados vão poder demonstrar todo o conhecimento técnico com bola em duas desafiantes atividades: tiro livre e circuito de habilidades.

Visando a segurança de todos os praticantes, o Futsal Challenge Day segue todas as medidas e determinações dos protocolos de biossegurança – como agendamento de prévio de horário para realização das atividades (duas pessoas a cada 20 minutos), utilização de máscaras, distanciamento social e higienização. 

Como ainda não é possível realizar campeonatos de esportes coletivos por causa da pandemia de Covid-19, o evento tem como objetivo retomar o vínculo dos praticantes com o Futebol de Salão na quadra do Ginásio de Esportes.

Tiro Livre

No primeiro desafio, os associados vão testar a pontaria em chutes ao gol. Com objetivo de somar mais pontos, cada participante terá a disposição 12 finalizações – quatro devem ser realizadas em três setores diferentes da quadra, com distâncias ou bolas alteradas com base na idade de cada participante. As pontuações variam de acordo com o destino da bola após a finalização. Confira abaixo o quadro de pontos da atividade:

Finalização no ângulo: 1.000 pontos

Finalização de média altura na lateral da rede: 750 pontos

Finalização rasteira no canto: 500 pontos

Finalização de média altura no centro do gol: 100 pontos

Finalização rasteira no meio do gol: 50 pontos

Circuito de Habilidades

O segundo desafio é mais difícil, já que vai exigir agilidade, controle de bola e técnica na execução dos passes e finalizações. Utilizando todo o espaço do Ginásio de Esportes, o participante deve concluir sete desafios de habilidades em um menor tempo possível. Como na atividade anterior, as distâncias percorridas ou as bolas utilizadas no circuito podem ser alteradas de acordo com a idade do associado.

Na primeira atividade do desafio de habilidades, o participante deverá realizar um passe com seu pé não dominante visando acertar um golzinho localizado a uma distância de 5m. Após o acerto do passe, o segundo desafio é a condução de bola entre os cones, sendo uma vez com pé direito e outra com o pé esquerdo. 

A terceira atividade envolve uma finalização certeira, já que os participantes precisam acertar o travessão a uma distância de 10m. Na metade do percurso, o participante tem como quarto objetivo realizar uma sequência de três passes, com a finalidade de acertar um golzinho há 5m, 10m e 15m de distância. No quinto desafio, o jogador deverá realizar a troca das bolas de posição. Ou seja, o jogador inicia o desafio sem bola, mas logo na sequência terá de inverter uma das bolas escolhidas de posição, a bola 2 deve assumir o lugar da bola 1 e vice-versa. Por ser mais complexa, confira as regras do quinto desafio:

  • O participante só pode mover uma bola por vez;
  • Só poderá deslocar uma bola se a outra estiver posicionada em um dos cones, não feito isso, não será considerado válido o movimento e assim iniciando novamente;
  • O deslocamento da bola durante o desafio é todo feito com os pés, utiliza-se a mão apenas para posicionar a bola no cone;
  • Caso a bola caia do cone, o participante deverá parar com o que está realizando no momento e retornar para recolocar a bola.

Após a conclusão da atividade, o participante chega ao sexto desafio que tem como objetivo acertar um passe por elevação no golzinho, sendo que um obstáculo será colocado para dificultar a execução do passe. Por fim, a sétima e última atividade é acertar um dos alvos localizados no gol. 

Ao final do circuito de habilidades, cada acerto na terceira, quarta, sexta e sétima atividade garantem a redução de 1 segundo no tempo final. Caso o jogador não conclua os objetivos desses quatro desafios, 1 segundo será acrescentado no registro final.

Para equilibrar a disputa, os participantes serão separados em sete categorias de acordo com a faixa etária de cada um. Veja:

Faixa etária 1: 4-6 anos      

Faixa etária 2: 7-9 anos

Faixa etária 3: 10-12 anos      

Faixa etária 4: 13-15 anos

Faixa etária 5: 16-35 anos      

Faixa etária 6: 36-49 anos

Faixa etária 7: 50 anos ou +

Portanto, não fique de fora dessa atividade recreativa e participe do Futsal Challenge Day. As inscrições podem ser realizadas até esta quinta-feira, na Secretaria de Esportes, pelo e-mail sup.esportes@clubecuritibano.com.br ou pelo WhatsApp (41) 9 9865-7529.

Leia também:

Jogadores de Basquete orientam jovens atletas do Clube

Evento de Tiro Esportivo com Arco promove a diversão em família

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades