Notícias
Time do Clube Curitibano. Foto: Valterci Santos/ Clube Curitibano

O sucesso do Troféu José Finkel de natação

Sensação de missão cumprida. Esse é o sentimento geral do time de organizadores, gestores, comissão técnica e atletas do Clube Curitibano após a semana do Campeonato Brasileiro Interclubes Absoluto de Natação 2019 – Troféu José Finkel. Durante os cinco dias de provas (3 a 7 de setembro) o Parque Aquático da Sede Barão do Serro Azul esteve lotado de torcedores vibrando pelos melhores nadadores do país.

Tivemos 4 recordes do torneio quebrados na nossa piscina, que recebeu um total de 247 atletas de 39 clubes de todo o país. “Para nós é uma honra muito grande poder receber esse campeonato, que é paranaense, após 34 anos sem ser disputado em sua cidade de origem” comentou o presidente do Cube Curitibano, Renato Ramalho.

O diretor de esportes, Emerson Appel, ressaltou como o campeonato serve de inspiração para os jovens nadadores do Clube, uma vez que o Curitibano é tido como um grande formador de atletas profissionais. “Tivemos muitos atletas olímpicos nas nossas piscinas e nossas crianças puderam vivenciar isso. Então nós só podemos agradecer a todos que participaram”, disse o diretor.

Resultados

O time do Clube Curitibano levou 8 medalhas no total:  duas de ouro com Fernanda de Goeij, nos 200m e nos 100m costas feminino; Alessandra Marchioro conquistou duas medalhas de prata, nos 50m e nos 100m livres feminino; Gustavo Saldo e Ilaria Bianchi levaram um bronze cada, nos 200m borboleta masc. e 100m boboleta fem., respectivamente; nas provas de revezamento, subimos duas vezes no pódio, com o bronze nos 4×100 livre fem. e a prata no 4×100 medley feminino.

Confira a tabela de medalhas:

Com 632,50 pontos, o Clube Curitibano ficou na 7ª colocação geral do Campeonato Absoluto. O Minas Tênis Clube (2.824,50), Corinthians (1.199,50) e Pinheiros (1.165,00), conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugar geral da competição.

O presidente do Minas Clube, Ricardo Vieira Santiago, fez questão de levar uma garrafa com a água da nossa piscina e destacou que além da vitória, o que vale, acima de tudo, é a competição saudável. “O resgate de um campeonato deste tamanho. De ele voltar para Curitiba. É uma satisfação e uma honra para o Minas estar aqui”, completou Santiago.

Troféu José Finkel 1989

Mais do que celebrar o presente, a volta do Troféu José Finkel para o Clube Curitibano foi uma ótima oportunidade para relembrar e reconhecer feitos passados. Entre eles, o grande resultado da equipe do Clube Curitibano em 1989, que liderava o campeonato quando um surto de meningite interrompeu a competição e deixou o Troféu Finkel sem nenhum vencedor declarado.

Para homenagear esta geração vencedora, o Clube Curitibano promoveu um belo encontro no sábado (7), reunindo quase todos os atletas que defenderam as cores da nossa agremiação em 1989. Após um almoço em que receberam homenagens individuais por suas participações e puderam relembrar momentos do passado, os atletas seguiram para o Parque Aquático, onde subiram no pódio e receberam um troféu simbólico

Equipe de 1989. Foto: Valterci Santos/ Clube Curitibano

Não deixe de conferir os resultados por dia, todas as fotos, e informações e o documentário sobre a história do Troféu José Finkel no nosso HOTSITE.

A pontuação completa e rankings estão disponíveis no site da CBDA.

E no Instagram do Clube Curitibano você encontra o boletim diário do Finkel 2019 em vídeo no IGTV.

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades