Notícias

Filmes e livros contam a história do Barão do Serro Azul

Continuando as homenagens por ocasião dos 126 do falecimento do Barão do Serro Azul, o Centro de Memória do Clube Curitibano indica alguns conteúdos sobre a Revolução Federalista, conflito que ocorreu no sul do Brasil, logo após a Proclamação da República, e que trouxe consequências políticas e sociais para a nossa cidade. Confira: 

LIVROS

“A última viagem do Barão do Serro Azul”, de Túlio Vargas.

Sinopse: O livro recompõe a imagem fascinante do Barão em meio ao tumulto das paixões que sacudiram aqueles tempos revolucionários. Serro Azul foi sempre uma figura singular. A desventura aumentou-lhe aquela auréola de encantamento e brilho, que tem causado impacto em sucessivas gerações. A obra uma reflexão ou uma revisão sobre o papel que ele desempenhou nessa quase lendária história de pica-paus e maragatos. Então será possível entender as causas determinantes desse drama épico que lhe arrebatou a vida.

  • O livro está no Centro de Memória do Clube Curitibano, e está disponível para compra no site da editora Juruá.

 

“Maragatos (Ensaio de Compreensão Histórica) – A Revolução Federalista no Paraná e o General Gumercindo Saraiva”, de Valério Hoerner Júnior.

Obra que pretende discutir pontos fundamentais da Revolução Federalista ocorridos no Paraná. 

  • Está disponível para compra no site da editora Juruá.

 

“1889”, de Laurentino Gomes

É o último livro da trilogia sobre o Brasil do século XIX de Laurentino Gomes, iniciada com as obras 1808 e 1822, que contam o período de transição do Brasil da colônia para a república. O livro indicado mostra momentos e passagens importantes na formação da república brasileira

  • Livro disponível na biblioteca do Clube Curitibano

 

FILMES

“A Cabeça de Gumercindo Saraiva”

Sinopse: No fim do século XIX, a Revolução Federalista marcou o sul do Brasil. Na época, o caudilho revolucionário Gumercindo Saraiva foi assassinado pelos legalistas. O filho dele, Francisco Saraiva, parte com cinco cavaleiros para resgatar a cabeça do pai, cortada pelo Major Ramiro de Oliveira. 

Duração: 1h 34 min 
Gênero: Drama, Histórico
Direção: Tabajara Ruas
Elenco: Murilo Rosa, Leonardo Machado, Marcos Pitombo
Disponível no Vivo Play e NOW
Não recomendado para menores de 16 anos

 

“O Preço da Paz

Sinopse: O filme conta a  história do Barão de Serro Azul, um homem que, durante a Revolução Federalista, negociou com os revolucionários Maragatos para que não destruíssem Curitiba. O Preço da Paz conta a saga do Barão do Serro Azul, um homem de princípios que levou às últimas conseqüências suas convicções.

Duração: 1h 43 min 
Gênero; Drama, Histórico
Direção: Paulo Morelli
Elenco: Herson Capri, Giulia Gam, Lima Duarte, Danton Mello
Disponível no Look e na Videoteca do Clube Curitibano.

 

Leia também:

História em quadrinhos conta trajetória do Barão do Serro Azul

Um Centenário de Histórias: Quem foi o Barão do Serro Azul?

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades