Natação

Natação

Turmas

CONCHINHA 

As aulas na turma dos nossos bebês visam oferecer,além de um momento de interação entre familiares e outras crianças, a oportunidade de preparar nossas crianças para o ambiente aquático seguro. Sempre respeitando o desenvolvimento motor e as habilidades que a fase permite. Desenvolvendo e preparando para situações adversas através de um ambiente lúdico e seguro. Para melhor desenvolvimento das aulas, o nível Conchinha é dividido em dois sub níveis: de 06 meses a 12 meses e de 1 ano a 2 anos.

PEIXINHO  

As aulas são acompanhadas pelos responsáveis dentro da água, onde o aluno desenvolve a locomoção no ambiente aquático de forma segura, executando movimento de braços e pernas simultâneos e alternados, buscando a flutuação e sustentação,com o apoio de brinquedos e músicas adaptadas, enriquecendo o acervo motor, através de muita criatividade e estímulos sensório motores.

ESTRELINHA  

Durantes as aulas estaremos preparando nosso aluno para movimentos voltados para a base dos nados, buscando o desenvolvimento da lateralidade, controle do corpo e respiração durante a flutuação, deslize e locomoção no ambiente aquático. Nessa fase o aluno entra desacompanhado do familiar e é orientado diretamente pelos professores que permanecem dentro da água.

SIRI

Nessa fase o aluno apresenta-se mais independente e seguro. O foco das aulas se volta para o aprendizado dos estilos crawl, costas e peito além da iniciação ao nado borboleta. Apresenta controle do corpo durante o mergulho e é capaz de se manter em flutuação temporária sem auxílio. Durante toda essa fase os professores orientam as aulas sempre dentro da piscina.

LAGOSTA 

Os movimentos dos quatro estilos estarão presentes na rotina das aulas deste nível. Durante o aprendizado inicia-se o processo de evolução do nado, inserindo a respiração lateral juntamente com a pernada lateral. Buscamos nessa fase desenvolver a coordenação, a simetria, propulsão e a resistência dos nossos alunos com atividades desenvolvidas pelos professores que permanecem dentro da piscina.

DOURADO  

Nessa nova fase buscamos aperfeiçoar o nado rudimentar para que se torne mais próximo da técnica exigida para cada fase do estilo proposto, apresentando variações de exercícios, além do desenvolvimento cardiorrespiratório para suportar mais tempo de forma submersa. Sempre observados de maneira direta pelos professores que se encontram dentro da piscina.

GOLFINHO

Durante essa fase nosso aluno já deve executar os quatro estilos, mostrando autonomia nos nados, os movimentos já não são mais rudimentares e apresentam características próprias da fase aquática e submersa, que serão aperfeiçoadas para o início do novo ciclo que se apresenta. Nessa fase concluímos a base dos quatro estilos que denominamos de aprendizagem I, ainda durante essa fase as aulas são ministradas de dentro da piscina.

APRENDIZAGEM II – TOUCA VERDE

A nova fase tem por objetivo buscar qualidade técnica dos quatro estilos, desenvolvendo no aluno a resistência, para que suporte cargas mais específicas de séries curtas e mais intensas. O caráter dominante das aulas já não apresenta ludicidade, os professores permanecem fora da piscina com observação direta e correção contínua. Os estímulos das aulas são repassados através da Escala de Percepção de Esforço.

APRENDIZAGEM III – TOUCA AZUL

Durante essa fase, buscamos preparar nossos alunos para que os quatro estilos estejam tecnicamente prontos. Podendo desenvolver, resistência e velocidade sem perder qualidade do movimento, buscando um melhor rendimento de acordo com o potencial de cada aluno. Durante esse período, oferecemos aos alunos que pretendem ingressar nas equipes de competição Mirim do Clube aulas complementares. As aulas são direcionadas os alunos sempre com o professor fora da piscina para melhor visualização e correção dos movimentos. Utilização contínua da Escala de Borg (Percepção do Esforço).

APERFEIÇOAMENTO – TOUCA BRANCA

Em complementação ao trabalho executado na Aprendizagem III nosso aluno termina o ciclo infantil apto nos quatro estilos, os nados deverão apresentar um refinamento técnico, nados de resistência e velocidade com consistência e domínio das intensidades, determinado pela análise subjetiva de esforço da Escala de Borg. Nessa fase, oferecemos aos alunos que tenham interesse e condições aulas complementares para um melhor desenvolvimento e preparação para as equipes de competição Mirim do Clube.

 

NATAÇÃO ADULTO E JUVENIL – TOUCA PRETA

Juvenil – A partir de 12 anos

Adulto – a partir dos 15 anos

A Natação juvenil e adulta divide-se em três fases:

Iniciação: para alunos que não estão adaptados ao meio aquático, desenvolvemos o trabalho de adaptação ao meio líquido, buscando através de um ambiente controlado oferecer a segurança necessária para o aprendizado. Desenvolvemos a partir da ambientação, o domínio da respiração, flutuação, deslize, propulsão, coordenação de braços e pernas.

Intermediário: Para alunos que aprenderam a nadar e estão muito tempo sem contato com a natação, ou para aqueles que já atingiram os objetivos da iniciação, nessa fase trabalhamos o desenvolvimento dos quatro estilos, buscando aprimorar a técnica, através de exercícios de resistência pelo volume ou exercícios intervalados.

Avançado: Para os alunos que já possuem uma base correta dos quatro estilos e buscam desenvolver seu condicionamento, orientamos nessa fase a prática de uma natação sem cunho competitivo, voltado para a qualidade de vida, através de volume, intensidade e aprimoramento técnico dos nados.

 

Nadia Regina Dalla Barba (CREF 3129-G/PR)


 

O Clube Curitibano oferece aulas de natação, bem como estrutura para prática recreativa e equipe competitiva. Praticado pelos sócios desde a década de 1960, o esporte já possui décadas de tradição, período em que nossos atletas nos trouxeram grande orgulho. Pelo clube, passaram nomes como Alessandra Marchioro, Fernanda De Goeij, Renato Ramalho, Isabele Vieira e José Afonso Medeiros.

As aulas e treinos da equipe acontecem na Sede Barão do Serro Azul e fazem parte da equipe atualmente atletas sócios e não sócios credenciados.

Confira as turmas disponíveis no botão SOBRE localizado acima 

O clube possui projeto orçamentário de subsídio parcial nas viagens, treinamentos, materiais e uniformes, além de recursos estatais para fomento à formação do atleta. Além disso, a agremiação organiza e/ou sedia campeonatos brasileiros, sul brasileiros, estaduais, regionais e festivais internos.

Informações sobre a Natação no Clube Curitibano, aulas, treinos e credenciamento de não sócios para o time podem ser obtidas na Secretaria de Esportes Aquáticos, localizada na sede Barão do Serro Azul.

Grade de Horários para 2021

Notícias

Galeria

Fique por dentro das novidades