Notícias
Fernanda de Goeij conquista medalha de bronze no Pan

Fernanda de Goeij volta com bronze e recorde do Pan de Lima

A atleta do Clube Curitibano, Fernanda De Goeij, em sua primeira participação em Jogos Pan-Americanos fez história em Lima, no Peru, ao conquistar o recorde Brasileiro e Sul-Americano nos 200 Costas, e, consequentemente, o recorde absoluto Brasileiro da categoria. O tempo rendeu à atleta o quarto lugar, mas foi comemorado como ouro. Fernanda ainda voltou com um bronze na bagagem, pela prova de revezamento (4×100 Medley), e nadou mais duas provas individuais, os 100 Costas e 400 Medley). Esta foi a quarta vez que ela nadou pela Seleção Brasileira Absoluta de Natação.

Nos 200 costas, ainda nas eliminatórias, a atleta fez a sua melhor marca pessoal, com 2’12″63, se classificando na segunda colocação. Neste mesmo dia, na disputa das finais, Fernanda ficou na quarta posição, apenas um segundo atrás do bronze. Com o tempo de 2’11”95, a atleta do Curitibano se tornou a primeira mulher da América do Sul a quebrar a barreira dos 2’12”00.

Na quinta-feira (08), a prova de 100 Costas veio de surpresa. Devido a lesão com a atleta titular da prova, Fernanda foi escalada para entrar na piscina. O dever de casa foi feito: nas eliminatórias bateu o seu melhor tempo oficial, fazendo 1’01”63 se classificando na quarta colocação. Nas finais ficou com o quinto lugar, com o tempo de 1’01”50. O resultado garantiu sua entrada na eliminatória do revezamento 4×100 medley feminino.

No Troféu Maria Lenk 2019 Fernanda De Goeij foi Campeã Brasileira absoluta nos 400 medley, que seria seu próximo desafio em Lima. Batendo sua marca pessoal com 4’50”84, ela se classificou com o 3º melhor tempo. Durante a noite, na final, Fernanda tentou mudar sua estratégia, mas não deu resultado, embora tenha conseguido baixar sua marca, fazendo 4’50”82, ela ficou com a 7ª colocação.

O sábado (10) foi especial para fechar com chave de ouro a primeira participação da atleta nos Jogos Pan-Americanos. Pela manhã ela participou da eliminatória do revezamento 4×100 Medley, deixando o Brasil na 2ª colocação. Nas finais, foi substituída pela recordista Sul-Americana dos 100 Costas, Etiene Medeiros. O Brasil conquistou a terceira colocação e, como Fernanda fez parte da equipe levando a Seleção para a final, o regulamento prevê medalha. E assim a atleta que cresceu no Clube Curitibano conquistou sua primeira medalha em um Pan-Americano.

Mas a história de Fernanda não acaba por aqui. Entre os dias 03 e 08 de setembro o Clube Curitibano recebe o Troféu José Finkel de Natação. Ela pretende quebrar novamente suas marcas pessoais e buscar o índice olímpico no 200 Costas, que é de 2’10”39”.

 

Associado(a) do Clube Curitibano, venha para a arquibancada do nosso Parque Aquático no José Finkel torcer para a Fernanda e para os nossos outros atletas que vão cair na piscina!

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades