Notícias
Arte: Camila Lunard/Clube Curitibano.

No Palco do Alcides Munhoz: Da Terra à Lua

O Grupo de Teatro do Clube Curitibano completou 15 anos em 2020. Como parte da comemoração, diversas peças do GTCC serão relembradas no especial “No Palco do Alcides Munhoz”. Nesta terça-feira, 16 de junho, o espetáculo em destaque é Da Terra à Lua, apresentada em 2014.

Meses depois da realização da peça “Drácula, a Comédia”, os integrantes do GTCC se reuniram novamente para o início da produção de mais uma peça do gênero de comédia: Da Terra a Lua. O roteiro do espetáculo foi criado pelo diretor Enéas Lour, que se inspirou nas obras de ficção científica do escritor francês, Júlio Verne, e no curta-metragem Viagem à Lua, lançado em 1902 e escrito pelo cineasta francês Georges Méliès.

Com a junção de gêneros no texto desenvolvido por Enéas Lour, a peça Da Terra à Lua ficou conhecida como a comédia de ficção científica retrô e contou com a participação de 18 atores. Além do texto, o Grupo de Teatro também criou diversos elementos cenográficos característicos da ficção, como a grande nave espacial que tinha seis metros de altura e quatro de largura.

O eficiente processo de montagem dos elementos cenográficos aconteceu graças a união dos integrantes do GTCC. “Isso funcionou muito bem porque o elenco tinha uma boa afinidade. Outro detalhe desse espetáculo é que a elaboração tanto do cenário quanto dos adereços foi feita pelos atores. Eu recordo que levei diversos objetos para compor o cenário, quando eu tinha disponível à tarde, eu ajudava a pintar a bonequinha, coroa, etc”, afirma Denise Ribeiro Losso, que interpretou uma das Generalas da peça.

A atriz também destacou o entrosamento do elenco durante as apresentações, já que os 18 atores escalados interpretaram de dois a três personagens diferentes. “Na época, como tinha troca de roupa em tempo muito curto, era preciso uma cooperação entre o elenco, para ajudar na troca e entrega de adereço”, revela.

Os inesquecíveis figurinos e adereços foram desenvolvidos por Lourdes Puppo e Ana Mary, que utilizaram bordados e colagens para fazer a confecção das vestimentas e dos enfeites.

Todo o cuidado na produção foi recompensado pela ótima recepção do público, que se divertiu e se encantou com a peça Da Terra à Lua. “Foi muito gratificante porque desde o primeiro momento a plateia caiu na gargalhada”, exalta Denise Ribeiro Losso, que iniciou a sua trajetória no GTCC em 2012.

Sinopse

Da Terra à Lua tinha em sua história um governo onde seus componentes eram senhoras com figurinos estrambólicos, como se fosse uma confraria que mandava uma nave para a Lua. A peça se iniciava no Hall do Teatro Alcides Munhoz onde as senhoras do Clube do Canhão tomavam chá diante do som de uma música bélica.

Assim, o público entrava no Teatro e, em frente a cortina, estavam sentadas as seis componentes do Clube do Canhão. Essas senhoras tinham poder de Estado e foram responsáveis por mandarem uma nave para a Lua.

A nave levava ao destino o trio de astronautas que foram interpretados pelos atores Carlos Valente, Simone Nercolini e Rodolfo Gutierrez. Ao chegar na Lua, os astronautas encontraram diversas figuras, como um gaúcho, São Jorge com seu cavalo, entre outros.

Ficha Técnica:

Texto, Direção e Cenários: Enéas Lour

Assistente de Direção: Eliane Berger

Composição Musical: Marco Duboc

Iluminação: Dani Regis

Figurinos: Ana Mary Fortes, Enéas Lour E Eliane Berger

Adereços e Máscaras: Claudio Rocha

Vídeos: Jean Estevão

Elenco (Em ordem alfabética):

Adriana Villar; Alessandra Lobo; Alexandre Zeigelboim; Carlos Valente Castro Filho; Denise Ribeiro Losso; Dulce Furtado; Inês Macedo; Judith H Mueller; Leonardo Bittencourt; Loreena Zanello; Lúcia Inez Zaniolo; Luiz Guilherme Letti; Mariane Braga; Martina Athene Mandic; Mateus Dal Ponte Toigo; Renata Remes Reichmann; Rodolpho Gutierrez; Simone Nercolini.

Leia também:

No Palco do Alcides Munhoz: Arlecchino Servitore di due Padroni

Caixa de Memórias: O Mágico Mundo dos Doces

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades