Notícias

Novo projeto cultural, ‘Ação Educativa’, vai promover o conhecimento do acervo do Clube

Visando o cuidado e o conhecimento sobre a história das obras de artes existentes no Curitibano, o Departamento de Cultura estreia em junho, a ‘Ação Educativa’.

Dois subprojetos vão encabeçar a Ação Educativa neste lançamento: a “Mediação com Acervo” e a “Educação Patrimonial”. Eles têm como foco sensibilizar o olhar do associado sobre as obras e a arquitetura do Clube, preservando e valorizando ainda mais o acervo, fazendo o espectador pensar sobre o caminho percorrido pelo artista, autor da obra, e seu destino.

A Mediação com Acervo será feita em grupo. O projeto vai acontecer com a participação ativa de cada indivíduo do grupo, que traz suas experiências pessoais para a jornada e torna cada uma única. Dessa forma, é criado um espaço de aprendizado natural e efetivo para todos os presentes.

Para o diretor de Cultura e grande apreciador da arte, Rafael Cini Perry, o projeto vai dar outra visão sobre as expressões culturais para o associado. “Muitas vezes, a obra de arte é uma porta que está fechada e você tem que abrir. Então, é preciso de chaves para que o espectador abra essas portinhas’’, diz o diretor. ‘‘O nosso papel na Ação Educativa é fornecer essas chaves para que o espectador preencha essas lacunas e compreenda o pleno significado dela. Ou, ainda, se aproxime do que o artista quer dizer e, com isso, crie seu repertório individual”.

As mediações vão acontecer em horários variados e podem ser agendadas na Secretaria de Cultura e Esportes. Cada grupo será acompanhado por uma instrutora que fará a mediação entre a obra e os espectadores. Com uma abordagem facilitadora que possibilita a criação de relações com o que está sendo apreciado e a construção de conhecimento, a mediação traz perguntas direcionadas, fatos históricos e curiosidades. Ao final, o grupo vai realizar uma atividade prática, na sala do projeto Ação Educativa, instalada ao lado do Teatro Alcides Munhoz, na Sede Barão.

O público 60+ tem visitas especiais. Com uma mediação que tem a duração de uma hora e meia, a exploração conta com o resgate de memórias e histórias centenárias do Clube, sendo algumas delas presenciadas por esses associados.

O projeto é gratuito.

Para mais informações, é preciso entrar em contato com a Secretaria de Cultura pelo telefone (41) 3014-1993.

 

SERVIÇO

Data: 27 de junho de 2022

Horário: diversos*

Local: Sede Barão do Serro Azul

Inscrição: gratuita – Secretaria de Cultura (SBSA)

Mais informações: (41) 3014-1993 – Secretaria de Cultura

 

*Os horários serão disponibilizados pela Secretaria de Cultura no momento da inscrição.

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades