Notícias

Primeiras-Damas de Clubes de Curitiba se reúnem por Outubro Rosa

Alguns dos propósitos passados pelo 1º Encontro da Felicidade com professor Clóvis de Barros Filho já foram colocados em prática na própria noite do evento. Durante a palestra “Gentilezas”, as Primeiras-Damas e esposas de diretores de vários Clubes de Curitiba se reuniram na Sede Barão do Serro Azul por uma causa importante: a conscientização e a prevenção do câncer de mama. Para marcar ainda mais, todas usavam rosa, uma referência ao Outubro Rosa, movimento mundial realizado neste mês em razão do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama (19 de outubro).

Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (IARC), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre mulheres em todo o mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos. Por isso a importância da conscientização e da reunião dos Clubes neste Outubro Rosa.

A idealizadora da iniciativa, a associada do Curitibano Elaine Zanon contou que a inspiração para a reunião veio de Maria Helena Schultz, primeira-dama do Clube Thalia, que está enfrentando a doença. “Foi um momento muito especial e único. Eu fiquei feliz porque conseguimos unir este evento sobre gentileza com a ação, e juntar essas mulheres no nosso clube. Mostra como é importante a união em causas como estas”, lembrou Elaine.

Nossa Primeira-Dama, Laura Ramalho,  destacou os quatro pilares que sustentam o Clube Curitibano: o esportivo, o social, o cultural e o filantrópico. “Nós temos vários propósitos em comum,  a saúde e o bem estar são alguns deles. Eu acho que essa iniciativa do Curitibano mostra a importância da irmandade e a união de todos nós em prol de causas que são benéficas a toda a sociedade”

Participaram da fotografia a Primeira-Dama do Clube Curitibano, Laura Ramalho; a esposa do 1º vice-presidente, Priscila Grocoske; nossa 2ª Vice-Presidente, Terezinha Abagge; Elaine Zanon, esposa do nosso diretor administrativo; Maria Helena Schultz e sua filha Kátia Schultz; a Diretora Social do Circulo Militar do Paraná,  Eneida Fenley; Carmem Cooper, também do Circulo Militar; a Primeira-Dama do Graciosa, Mônica Milani; Karina Bley, também do Graciosa; a Primeira-Dama do Santa Mônica, Lea Zanuzzo; Roseli Tarbine, Primeira-Dama do Sindiclubes; e Ivanete Marques Ferreira, também do Sindiclubes.

 

Na fileira de cima: Eneida Fenley, Diretora Social do Circulo Militar do Paraná; Maria Helena Schultz, Primeira-Dama do Clube Thalia; Roseli Tarbine, Primeira-Dama do Sindiclubes; Carmen Cooper, do Círculo Militar; Mônica Milani, Primeira-Dama do Graciosa; e Elaine Zanon. Na fileira de baixo: Priscila Grocoske, esposa do nosso Vice-Presidente; Kátia Schultz, filha de Eneida; Terezinha Abagge, 2ª Vice-Presidente do Curitibano; a Primeira-Dama, Laura Ramalho; Lea Zanuzzo, Primeira-Dama do Clube Santa Mônica; Karina Bley ,do Graciosa; e Ivanete Marques Ferreira, do Sindiclubes.

A prevenção

Segundo especialistas, não há causa específica para o desenvolvimento do câncer de mama. A doença pode derivar desde históricos familiares, até variantes no ciclo menstrual e má alimentação. O único fator que une 99% das vítimas é ter nascido mulher (em apenas 1% dos casos o câncer de mama acomete homens).

Por isso é de vital importância o acompanhamento médico regular, o exame na anual de mamografia após os 40 anos e a prática do auto-exame. “Nosso objetivo principal é levar conscientização da importância do auto cuidado juntamente com acompanhamento médico”, comentou a Primeira-Dama do Sindiclubes, Roseli Tarbine.

O sintoma mais comum é o aparecimento de um caroço da mama, mas dores, vermelhidões, irregularidades na pele e secreções também podem ser indicativos da doença. “Nós já perdemos muitas pessoas para o câncer, mas também já salvamos muitas vidas com campanhas de conscientização. Eu acho que é importante falar desta causa para que as pessoas se mantenham alerta e façam os exames periódicos e os auto-exames, porque isso salva vidas”, concluiu nossa Primeira-Dama Laura Ramalho.

O auto-exame é apenas uma das ferramentas de prevenção, e não deve substituir as demais. Consulte sempre seu médico e faça todos os exames que ele indicar.

Leia também:

1° Encontro da Felicidade traz Clóvis de Barros Filho

Debutantes da FEPE participam de Noite dos Sonhos do Clube Curitibano

Sócios poderão se cadastrar como doadores de medula no Clube Curitibano

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades