Notícias

Preparação a todo vapor nas quadras de tênis

Enquanto diversos associados se programavam para as festas de final de ano e férias de janeiro, os tenistas que formam a equipe de tênis do Clube Curitibano trabalharam de maneira intensa para estarem melhores preparados para a temporada 2022 da modalidade.

O processo de preparação para os treinamentos e competições iniciou no dia 17 de novembro do ano passado, após um dia de confraternização no parque Beto Carrero e uma semana de férias. “Depois da viagem e das férias, os tenistas participaram por uma semana do processo de avaliação física e psicológica”, revela o head coach da equipe de tênis, Didier Rayon. A fase de análise psicológica foi conduzida pelo psicólogo Paulo Penha, que fez uma dinâmica em grupo com os atletas.

A partir da segunda semana, a pré-temporada exigiu mais da equipe técnica e dos tenistas com o início dos treinamentos técnicos nas quadras de saibro da Sede Lucius. “O trabalho começou na parte técnica. Na segunda semana, com mais regularidade. Na terceira, desenvolvemos situações de jogo, para que então iniciamos a preparação para as partidas. Tivemos uma bela participação dos atletas”, avalia Rayon.

Com a programação dividida em dois períodos, manhã e tarde, os atletas receberam uma atenção mais específica e individualizada, o que promoveu um melhor entendimento e desenvolvimento durante as atividades.

Contato com consagrado técnico

Além do treinamento conduzido pela comissão técnica do Curitibano, os tenistas também tiveram a oportunidade de serem orientados durante uma semana pelo renomado técnico uruguaio, Enrique “Bebe” Perez. Na sua carreira, o profissional foi capitão da seleção uruguaia na Copa Davis e orientou diversos tenistas históricos em 52 grand slams, três Jogos Olímpicos e 60 torneios Masters 1000 do Circuito Mundial da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). “O Enrique acompanhou o trabalho realizado tanto nas equipes quanto nas escolinhas”, afirma o head coach.

Para melhor transição

A equipe de tênis também aproveitou o período de preparação para a temporada 2022 para realizar avaliações com determinados tenistas das escolinhas, com objetivo de selecionar alguns deles para fazer parte da equipe neste ano. “Aproveitamos o mês para fazer uma avaliação dos novos atletas que vieram das escolinhas. Eles passaram cerca de duas semanas na equipe e foram avaliados para saber quem poderia entrar na equipe em 2022”, conta.

Após um mês e meio de pré-temporada, Didier Rayon avalia como positiva a participação dos atletas e espera grandes resultados para o próximo ano. “Como a gente já tinha planejado, 2022 será um ano que desejo ver mais resultados a nível nacional. É claro que não vamos cobrar os tenistas, mas a nossa comissão técnica será exigida para termos resultados mais relevantes em todas as categorias, mas principalmente na classe até 14 anos, no qual temos mais jogadores”, reitera Rayon.

Títulos na estreia

Logo na primeira competição da temporada, o trabalho realizado no processo de preparação já surtiu efeito. Entre os dias 4 e 8 de janeiro, oito tenistas participaram da 1ª etapa do Circuito Sul-Brasileiro e conquistaram grandes resultados nas quadras do Country Club de Londrina (PR).

O destaque ficou para as atletas Flávia Cherobim, as irmãs Glória e Victoria Fontana, e o tenista Leonardo Santos que disputaram finais no interior do estado, em suas respectivas categorias. Na classe feminina 12 anos, Flávia Cherobim foi campeã do torneio de simples. A jovem tenista também foi finalista nas duplas, ao lado de Glória Fontana, em jogos válidos pela categoria 14 anos. O título ficou com Victoria Fontana, que formou dupla com uma atleta de outro clube. A atleta também foi finalista na disputa de simples da mesma categoria.

Também na categoria 14 anos, mas pela chave masculina, Leonardo Santos apresentou uma grande performance ao ser finalista da disputa de simples. “O início foi positivo, dentro das nossas realidades e potencial. Na final dos 14 anos feminino, colocamos três atletas na final das duplas”, destaca Didier Rayon.

Confira os resultados:

Flávia Cherobim

Campeã nas simples – Categoria 12 anos feminino
Finalista nas duplas – Categoria 14 anos feminino

Glória Fontana

Oitavas de final nas simples – Finalista nas duplas – Categoria 14 anos Feminino

Victória Fontana

Finalista nas simples – Campeã nas duplas – Categoria 14 anos Feminino

Isabelle Hilbert

Quartas de final nas simples – Categoria 16 anos Feminino
Quartas de final nas duplas – Categoria 18 anos Feminino

Luiz Carreiro

Quartas de final nas simples – Semifinal nas duplas – Categoria 12 anos Masculino

Leonardo Santos

Finalista nas simples – Quartas de final nas duplas – Categoria 14 anos Masculino

Eduardo Schmeil

1ª Rodada nas simples – Categoria 16 anos Masculino

Leonardo Allage

1ª Rodada nas simples – Quartas de final nas duplas – Categoria 16 anos Masculino

Nesta semana, os tenistas já retornaram às quadras para a disputa da 2ª etapa do Circuito Sul-Brasileiro, que será realizada em Maringá. A competição chancelada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) tem data de encerramento marcada para a próxima quinta-feira (13).

Boa sorte aos nossos tenistas!

Leia também:

Festa de Réveillon retorna ao Salão Rubens Arles Bettega

Novas atividades para crianças de 4 a 11 anos estreia em 22 de janeiro

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades