Notícias
Athos Schwantes vai em busca da 3ª participação olímpica (Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB).

Professor do Clube, Athos Schwantes vai em busca da vaga nas Olimpíadas de Tóquio

Quanto mais a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio se aproxima, mais atletas brasileiros vão em busca das últimas vagas na maior competição esportiva do planeta. Depois da Seletiva Olímpica de Natação que contou com a participação de quatro nadadores do Clube Curitibano e movimentou a piscina do Parque Aquático Maria Lenk, chegou a vez do nosso professor de Esgrima, Athos Schwantes, disputar uma vaga em Tóquio.

A partir deste sábado (1), em San José, na Costa Rica, o esgrimista brasileiro não terá descanso no Dia do Trabalho e vai começar a sua trajetória no Pré-Olímpico das Américas – que tem a data final marcada para o domingo (2). O atleta curitibano vai em busca da 3ª participação consecutiva nas Olimpíadas, depois de representar o nosso país em Londres 2012 e na Rio 2016.

“A expectativa é que seja uma competição bem psicológica, com um aspecto mental muito forte e eu me sinto muito bem e forte neste momento. Já participei dessa competição em duas oportunidades, em uma delas classifiquei para Londres 2012”, afirma o espadista de 36 anos.

Para carimbar o seu passaporte para Tóquio, Athos vai precisar vencer o Pré-Olímpico das Américas. A competição tem um nível altíssimo, já que conta com a participação dos 16 melhores esgrimistas da América do Sul, Central e do Norte. Experiente e vencedor, o professor do Curitibano está entre os seis favoritos à vaga e será o único representante do Brasil no torneio masculino.

“Eu estou super empolgado e com muita vontade de jogar, entrar em pista e participar da competição. Por já ter participado do pré-olímpico, eu tenho uma certa vantagem e experiência. Além disso, ela é bem diferente das que jogamos no circuito mundial porque é muito rápida, com poucos atletas”.

Além da confiança e experiência, Athos Schwantes também está preparado técnica e fisicamente para a competição. Graças a parceria entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Olímpico de Portugal (COP) e a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), o espadista conseguiu fazer a sua habitual preparação em Roma, na Itália, depois de ficar por 14 dias em uma bolha ativa no renomado Centro de Alto Rendimento de Rio Maior, situado a 75km da capital Lisboa.

Desde janeiro em terras italianas, Athos Schwantes passou por um período intenso de preparação sob o comando do técnico Filippo Lombardo e praticou nas pistas com atletas da equipe da Itália e medalhistas do circuito mundial. Esse planejamento de trabalho foi essencial para o atleta chegar à Costa Rica no melhor momento da carreira.

Conhecimento compartilhado aos alunos do Clube

Mesmo diante da rotina de treinos e a longa distância Curitiba-Roma, Athos mantém o contato com os demais professores do Clube para encaminhar o que tem aprendido com os melhores esgrimistas do mundo. Portanto, a ida dele para Itália também é benéfica para os profissionais do Curitibano, mas principalmente aos associados que praticam a Esgrima na Sede Barão. “A experiência no campeonato será muito boa e possibilitará a entrada de novas ferramentas para complementar os treinamentos no Clube Curitibano”, exalta.

Athos Schwantes também agradeceu o Clube Curitibano pelo apoio nessa trajetória durante a preparação para o Pré-Olímpico e espera que esse esforço e dedicação sejam transformados em classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. “A classificação olímpica sempre é muito importante. Um atleta se classificar para os Jogos Olímpicos é o apogeu”, revela Athos, que completa.

“Tudo isso é uma premiação ao trabalho, dedicação, preparação durante os treinos e do nível atingido. Estar entre os 35 melhores do mundo não é fácil. Então, para os alunos do Clube ter um técnico que disputou os jogos olímpicos é algo excelente, pois significa que ele é atualizado sobre o que acontece na modalidade”.

O Pré-Olímpico das Américas acontece neste sábado e domingo, em San José, na Costa Rica. O Clube Curitibano estará na torcida para que o nosso professor consiga representar a Esgrima brasileira nas Olimpíadas de Tóquio.


Leia também:

Horários das aulas de Fitness e Bike Indoor em 2021

Prepare-se para o Race Game especial Olímpiadas!

 

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades