Notícias
Arte: Tiago Santos/Clube Curitibano.

Protagonismo Feminino no Poker

Por incontáveis anos, as mesas de Poker foram preenchidas apenas por homens. Isso foi exemplificado ao grande público em 2006, quando foi lançado o filme 007 – Cassino Royale, que mostrava os homens jogando o carteado e as mulheres apenas assistindo. De lá para cá o cenário no Brasil vem mudando. Tanto que em 2008, Gabriela Belisário foi a primeira mulher brasileira a vencer um grande torneio nacional.

Aos poucos, as mulheres estão conquistando o seu espaço na modalidade, e o Clube Curitibano segue essa tendência. Atualmente, 13 jogadoras disputam regularmente etapas do Circuito Interno Texas Hold’em, sejam elas presenciais ou online, e já colecionam grandes resultados.

O primeiro título feminino no Clube aconteceu em setembro de 2016, quando Mayte Camargo desbancou os adversários e levou o troféu daquela disputa. “Adoro lembrar disso. Fui a primeira mulher, eu tenho muito orgulho”, conta a associada, que aprendeu a jogar o esporte da mente há mais de 20 anos, com a sua mãe, Sônia Camargo, e o seu pai, Cyro Pereira de Camargo Filho. Coincidentemente, quase três anos depois, Sônia foi a segunda mulher a vencer uma etapa do Circuito Interno.

Apesar de ter ensinado a filha, foi Mayte que chamou ela para participar dos torneios do Clube. “O jogo sempre foi um passatempo familiar. Considero o esporte como um aprendizado em vários aspectos porque tem raciocínio lógico, disciplina e ensina ganhar e perder”, afirma. O desempenho da família Camargo incentivou outras mulheres a participarem do Poker e conquistarem mais resultados relevantes. O auge delas aconteceu no final do ano passado, quando Regina Vianna foi a primeira mulher a terminar em 3º lugar no ranking anual do Circuito Interno.

“Ficar entre os três melhores é algo que eu sinto muito orgulho. O Circuito Interno cria uma expectativa durante todo ano, por causa de cada etapa, resultado, etc. Então a sensação de terminar entre os três melhores é muito boa”, comemora Regina, que joga Poker há aproximadamente nove anos.

Em 2020, as mulheres seguem dando um show nas mesas, agora no formato digital, devido à pandemia de Covid-19. A diretoria da modalidade criou o Circuito Interno Online de Texas Hold’em e três mulheres, Fernanda Roccon, Vânia Ribas e Sandra Volpato, estão no grupo dos cinco melhores do torneio – após três rodadas. “O torneio online foi uma iniciativa excelente da diretoria do Poker em parceria com H2”, elogia Vânia Ribas, que é viúva de Gilson Ribas, associado que batiza com o seu nome as salas de Poker da Sede Barão do Serro Azul. “Há uns seis anos, eu comecei a jogar o torneio do Clube Curitibano, incentivada pelo meu marido, que também sempre gostou de jogar”.

Mulheres Unidas

A participação feminina no Poker tem como base uma forte união entre elas. As 13 atletas formaram um vínculo de amizade e sempre dão apoio uma para as outras antes, durante e depois de cada competição. “Nós mulheres que somos poucas, torcemos uma pela outra, ficamos felizes com os resultados”, reitera Regina.

Como não poderia ser diferente, o espaço e o desempenho nas mesas conquistados por todas elas as enchem de orgulho. “Penso que no geral, as mulheres estão se aventurando, se reinventado de certa forma, invadindo o universo masculino e isso não seria diferente no Poker. Com certeza isso me dá muito orgulho e satisfação”, declara Sandra Volpato, que joga apenas no formato online.

Maior Participação

Vice-diretor da modalidade e marido da atleta Fernanda Roccon, Jairo Rocha comemora o fato das mulheres serem figuras recorrentes nas mesas físicas e virtuais de Texas Hold’em. “Nós estamos muito felizes com a crescente participação feminina na modalidade, em todo mundo, cada vez mais o estigma que a modalidade seria um território masculino está sendo alterado”.

Apesar da participação feminina estar em ascensão, as jogadoras desejam que mais mulheres façam parte do grupo da modalidade. “O Poker feminino é uma realidade. Se você se identifica com o esporte, vamos nos unir para conquistar nosso espaço”, finaliza Sandra Volpato.

Faça Parte do Texas Hold’em

Para mais informações sobre a modalidade e como se inscrever nas etapas do Circuito Interno do Clube, entre em contato com o Departamento de Esportes pelo telefone (41) 3014-1949 ou de maneira presencial na secretaria localizada na Sede Barão do Serro Azul.


Leia também:

Torneio Positividade marca o retorno da Sinuca

Associados retornam aos tatames para as aulas de Artes Marciais

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades