Notícias

Sábado Esportivo e Cultural com ação social

Este dia 12 de outubro não poderia ser mais especial. Além de aproveitar o Dia das Crianças no Clube, neste Sábado Esportivo e Cultural os associados tiveram a oportunidade de conhecer e apoiar a causa da doação de medula óssea. As atividades começaram cedo, às 9 horas, e foram até o meio da tarde.

Voluntários do Hemepar e do Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade da UFPR montaram na Sede Barão do Serro Azul um espaço para o cadastramento de possíveis doadores. Somente no Brasil, cerca de 850 pacientes esperam pelo transplante de medula óssea, entretanto as chances de compatibilidade são muito pequenas. “A compatibilidade é de 1 em 100 mil, em geral. Mas pode chegar a 1 em 1 milhão dependendo da complexidade genética do paciente”, explicou a Dra. Eni Alcântara Picchioni, associada do Curitibano, representante Laboratório da UFPR e responsável por trazer a campanha ao Clube.

O associado Carlos Renato do Nascimento veio a Sede Barão especificamente para realizar seu cadastro como doador. Ele tinha esta vontade há cerca de 4 anos, mas a possibilidade de fazer no Clube veio em boa hora. “No nosso dia a dia nós não nos preocupamos com isso. É algo que não custa nada. Então, se ajuda outras pessoas, eu acho importante estar envolvido e engajado com a causa”, comentou.

No final do evento, haviam sido realizados em torno de 80 cadastros, que serão encaminhados ao Redome (Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Caso você tenha perdido a oportunidade neste sábado, não se preocupe! Basta visitar o banco de sangue mais próximo, levar seus documentos e realizar o cadastro! Confira o que é necessário para se tornar um doador.

Dia das Crianças

Outro diferencial desta edição do Sábado esportivo foi a comemoração do Dia das Crianças! As famílias se concentraram no Ginásio de Esporte da Sede Barão, onde estava montado um verdadeiro parque de diversões. Tobogã inflável, tirolesa, roda-gigante, camas-elásticas, pêndulo e muito mais. Além das oficinas de arte, circo, peteca, xadrez e esgrima. Tudo isso acompanhado com muita pipoca e algodão doce, que estava sendo servida para a criançada.

“Hoje a expectativa para acordar e vir para cá era imensa!”, comentou Gisele Souza que, junto com o marido Eduardo Freitas, trouxe Fernando, Laura e Gabriel para aproveitar e festa.  O dia também foi perfeito para curtir o Parque Aquático. Com o tempo perfeito para nadar, as crianças puderam aproveitar as piscinas infantis recém reformadas e o cogumelo aquático instalado.

Confira as fotos deste Sábado Esportivo e Cultural:


Fotos: Gustavo Garret

Leia também:

Feira do Livro Infantil é um sucesso

Noite encantadora com O Clube e Seus Pianos

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades