Notícias

Confira o resultado da seletiva para a peça “O Manicômico”

Saiu o resultado do processo seletivo de elenco para a peça O Manicômico do Clube Curitibano! A peça, que será apresentada de 19 de março a 9 de maio de 2020, é de autoria de Enéas Lour que, por sua vez, se inspirou na obra “O Alienista” de Machado de Assis.

O autor preparou um texto especial dedicado aos participantes das seletivas:

 

“Após quatro dias (de 16 a 19/09) dedicados ao processo de seleção dos atores que comporão o elenco da nova montagem do GTCC, os profissionais convidados para compor a Comissão Seletiva do Elenco (Cleide Piasecki, Fábio Silvestre e Marcelo Rodrigues) chegaram a um consenso com os resultados que divulgamos abaixo, levando em conta os critérios definidos para esta seleção: o currículo dos candidatos; as suas aptidões e habilidades; a sua capacidade técnica e artística no trato com a linguagem do humor e do improviso; a sua interação proativa com o grupo de inscritos e com os profissionais que ministraram o workshop e, obviamente, a apreciação crítica, com a análise técnica e artística das performances cênicas apresentadas à Comissão Seletiva na prática por cada participante durante o workshop e, com destaque, na análise crítica do desempenho no último dia do workshop quando das apresentações individuais.

Queremos agradecer muitíssimo a participação de todos os associados inscritos nesse processo de seleção e, como foi divulgado, reafirmamos que estamos abertos à participação de todos que não foram selecionados para o elenco neste momento, no sentido de estarem conosco, exercendo outras funções nos bastidores da montagem.

Durante o processo de criação no período de outubro/2019 a março/2020 realizaremos alguns ensaios abertos para os quais todos os associados que se inscreveram neste processo seletivo (bem como todos os alunos do Curso de Teatro ministrado pelo Pedro Bonacin) estão, desde já, convidados. Será sempre um prazer recebê-los nesses ensaios abertos para compartilharmos as suas considerações críticas e análises acerca do processo artístico que estaremos a desenvolver.

Acreditamos piamente que este processo foi proveitoso para todos que deles participaram e oportunizou o crescimento dos conhecimentos técnicos e artísticos relativos à arte da interpretação. Neste momento, para este espetáculo de difícil execução técnica realmente é preciso escolher aqueles atores com mais traquejo no trato com a linguagem do humor, com maior agilidade no que diz respeito a fluência e ao tempo de comédia. A dramaturgia e a proposta de direção deste espetáculo exigem essas características específicas e este item foi talvez o mais importante na escolha dentre todos os atores inscritos.

Mais uma vez, muito obrigado a todos pela dedicação e apoio que emprestaram a mais essa iniciativa do GTCC.

Até a próxima oportunidade para estarmos juntos.

Enéas Lour

Curitiba, 23 de setembro de 2019

 

Confira os resultados da seleção:

Selecionados pela Comissão Artística

  • Alexandra Fanaya Mayrhofer
  • Camila Dayane Ribeiro
  • Carlos Valente Filho
  • Dulce Furtado
  • Graciele Costa Padilha
  • Maria Inês Corrêa Macedo
  • Simone Nercolini

Selecionados para Stand By

  • Estela Regina Klosoviski
  • Fernanda Scheibe Anderson
  • Julia Vidal

Os ensaios iniciam dia 26 de setembro, quinta-feira, às 19h no Atelier do Teatro da Sede Concórdia. No dia, todos os selecionados deverão estar cientes do calendário de ensaios e temporada, a fim de firmar comprometimento de participação.

 

A comissão de seletiva também deixou uma palavrinha sobre a experiência do teatro aos atores participantes:

“Espero que o trabalho do Fábio Silvestre, do Marcelo Rodrigues e o meu se somem às experiências de vocês e construam um caminho de novas possibilidades, perspectivas e aprimoramento do fazer artístico. O principal critério de avaliação foi a exigência do espetáculo que pede agilidade e versatilidade conforme o texto do diretor Enéas Lour e, durante o workshop, foi nisso que nos concentramos.

Como frisamos durante todo o trabalho, não existe certo e errado, bom ou ruim, melhor ou pior. Artistas são diferentes entre si. São diversos os caminhos de aprendizado e as experiências. Às vezes estamos afinados com as necessidades de um determinado trabalho, às vezes não. Este é apenas um dos requisitos que fazem parte da carreira artística.

Não foi fácil a tarefa de selecionar o elenco, pois todos compareceram, se dedicaram e apresentaram evolução durante o processo. Entretanto, nosso consenso foi sobre os candidatos que, no presente momento, apresentaram maior versatilidade para representar um texto que é extremamente exigente quanto à construção de diversos personagens. 

Quero agradecer a todos os participantes do workshop pela dedicação e comprometimento durante o processo de seleção para a nova montagem do GTCC, e pela oportunidade que vocês e o diretor Enéas Lour nos deram de dividir um pouco do nosso conhecimento e experiência”.

Cleide Piasecki

 

“Nessa semana de oficina e seleção de elenco do Grupo de Teatro do Clube Curitibano, todos os alunos/atores saíram diferentes de como entraram no início da semana. Todos evoluíram. Parte, por nossa orientação e muito pela dedicação individual de cada um. Saio feliz por ver tanta gente apaixonada por teatro e levando a sério nosso ofício. Como disse durante a semana além de cigarras, precisamos ser formigas no teatro. No dia do teste consegui ver esse equilíbrio entre esforço e talento.

Fizemos as escolhas coletivamente e as últimas vagas foram bem disputadas. Nossa decisão foi bem difícil. Quem passou, vai representar muito dignamente “O Manicômico”. E os que não passaram estão preparados para entrar no elenco, se preciso.

Grato a todos por essa maravilhosa experiência. Grato Enéas, Michelle, Cleide, Marcelo e Ana Mary. Foi tudo ótimo! Tivemos bons momentos e demos boas risadas. E ainda “bebimo” e “comimo”

Grande beijo e abraço em todos!”

Fábio Silvestre

 

 

“Uma semana de imersão teatral, onde pudemos trocar experiências e preparar pessoas para uma jornada criativa. Como é gratificante presenciar a entrega e a evolução de todos os participantes. Saibam que foi uma seleção delicada e difícil, mas, os escolhidos foram aqueles que se arriscaram mais, conseguiram superar os desafios propostos e saíram da zona de conforto.

Espero que tenham um processo transformador e fértil. E os que não foram selecionados aproveitem a oportunidade de contribuir com o processo.

Se joguem!!!”

Marcelo Rodrigues

 

Estamos muito agradecidos e orgulhosos de todos os participantes da seletiva. Boa caminhada àqueles que seguem para os ensaios! Mal podemos esperar para a apresentação da peça!

 

Leia também:

As flores na Primavera do Clube Curitibano 

CUB: O Retrato de Dorian Gray 

 

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades