Notícias

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência: Acessibilidade

Tornar o Clube Curitibano mais acessível aos associados com deficiências está entre os principais objetivos do Departamento de Inclusão. Desde a sua criação há pouco mais de um ano, o setor tem contado com o apoio dos departamentos responsáveis para o desenvolvimento e finalização de diversos projetos de acessibilidade que vão renovar as cinco sedes e torná-las mais acessíveis à todos os associados.

“Precisamos possibilitar que todos os membros das famílias associadas possam frequentar o Clube, independente de terem algum tipo de deficiência”, começa Terezinha Pereira Abagge, Diretora Geral e Sede Barão do Serro Azul, responsável também pelo departamento e uma das grandes incentivadoras da inclusão dentro do Clube.

Algumas ações de acessibilidade estão sendo executadas pelo Curitibano, como a conclusão da construção da rampa de acesso à academia, vestiários e lanchonete da Sede Mercês. “A minha intenção é aos poucos expandir os projetos para todas as sedes para que todos saibam que é possível ter acessibilidade”, conta Terezinha.

Está pronta para o uso a rampa de acesso à academia, banheiros e lanchonete da Sede Mercês. Foto: Clube Curitibano.

Outros planos que buscam tornar as sedes mais acessíveis a médio e longo prazo estão em desenvolvimento, alguns em estágios iniciais e outros em andamento. Em execução está a construção do banheiro para Pessoas com Deficiência que ficará próximo das piscinas infantis do Parque Aquático da Sede Barão do Serro Azul.

Ainda na SBSA está em processo final o desenvolvimento do projeto de revitalização do Parque Infantil, que tem como finalidade requalificar o espaço e também torná-lo inclusivo. “Elegemos algumas prioridades para começarmos, mas o objetivo é que no futuro todos os espaços sejam acessíveis”, afirma Terezinha.

No último dia que celebra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em 2020, o Clube Curitibano mostra que está a cada dia mais próximo de tornar os espaços das sedes mais inclusivos.

Leia também:

Indicação de Filmes: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Indicação de Livros: Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Clube comemora Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades