Notícias
Sherazade do Grupo de Teatro do Clube Curitibano, em cartaz no Festival de Teatro de Curitiba.

Sherazade no Concórdia

No ano em que completa 14 anos de atividades, o Grupo de Teatro do Clube Curitibano (GTCC) estreia o espetáculo Sherazade, inspirado no clássico As mil e uma noites. Essa será a 15ª peça elaborada e apresentada pelo Grupo, e como já é tradicional as apresentações fazem parte da mostra Fringe do Festival de Teatro de Curitiba (FTC). A estreia da peça será no dia 28 de março, dois dias após a abertura do Festival, mas ultrapassa a data oficial do evento (7 de abril) e se estende até o dia 20 de abril.  Os espetáculos serão realizados sempre às quintas, sextas e sábados às 20h30, tendo como palco a Sede Concórdia do Clube Curitibano (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 815, São Francisco).

Inspirada nas histórias de As Mil e Uma Noites, a peça Sherazade é ambientada num tempo imemorial e numa Pérsia fantasiosa, onírica, mágica e misteriosa, e apoiada no romance ancestral. “Buscamos no texto As mil e uma noites somente a inspiração para criarmos a nossa Sherazade nos apropriando também das suas histórias e transformando-as, reinventando-as para trazê-las à cena no século XXI”, explica o dramaturgo, cenógrafo e diretor Enéas Lour.

A escolha para a encenação dá ao Grupo a oportunidade de abordar diversos conceitos, mantendo a estrutura de fábula, e a possibilidade de trazer discussões sobre temas contemporâneos. Cada história que Sherazade conta ao Sultão Shariar para se manter viva e evitar que o velho califa a sacrifique o influencia, alerta e manipula, no sentido de revolucionar os seus antigos e bárbaros comportamentos. Cada uma dessas histórias possibilita ao Grupo exercitar um gênero teatral diferente. Em uma predomina a comédia, em outras, o suspense, enquanto o tom dramático ou o poético tomam conta de outras. “Tenho certeza absoluta que esta experiência, tão vívida, tão pulsante que estamos passando se refletirá no resultado deste trabalho sobre o tablado do palco e no encantamento dos sentidos da plateia que nos prestigiará com sua presença”, declara Lour.

Inovador, o Grupo de Teatro do Clube Curitibano apresentará em Sherazade dez vídeos produzidos e encenados pelos 13 atores do elenco e que contarão histórias fantásticas da protagonista intercaladas às cenas de palco. Além disso, quatro músicos executarão a trilha sonora (assinada por Marco Duboc e exclusiva para a peça ao vivo) numa tenda palácio que simula o Oriente Médio.  Já os figurinos luxuosos, inspirados na fantasia de uma Pérsia imaginária e fulgurante, são assinados por Sandra Francisca Canonico.

História de sucesso

Com quase 14 anos de atividade, o Grupo de Teatro do Clube Curitibano trilha uma história vencedora dentro do Clube. Com início amador, atualmente o grupo é formado por profissionais das artes cênicas reconhecidos na cena cultural curitibana. A atriz Dulce Furtado e o ator e diretor Enéas Lour foram indicados ao 37º Troféu Gralha Azul nas categorias de melhor atriz e melhor ator coadjuvantes, pela interpretação de Descalços no Parque, em 2017.

O GTCC também teve um papel decisivo na conquista do Prêmio Fenaclubes (Confederação Nacional de Clubes) como melhor Clube Cultural do país em 2018. No momento, foi reconhecido o fomento à área de cultura por meio da atividade do GTCC.

>> Clube Curitibano é eleito o melhor Clube Cultural do país

Outras peças

Esse é o 15° espetáculo que o Grupo de Teatro do Clube Curitibano encena. Eles deram vida ao teatro musicado com O corcunda de NotreDame, em 2005; ao teatro documental e histórico com Os alegres fantasmas do Clube, em 2006; à comédia ligeira circense em Gran circo, em 2008; ao teatro para crianças de Ari areia, de 2008; ao teatro de crônica social traduzida no espetáculo Bilhetes, em 2009; à comédia Dell’arte com Arlecchino, em 2010; o teatro de suspense de Agatha Christie de Uma noite com Agatha Christie, em 2011 e Ballet Sangue e Mistério, em 2018; ao teatro poético de Serafim, em 2012 e Eu, passarinho em 2013; ao teatro cômico de terror  de Drácula, em 2013; ao teatro de ficção científica cômica com Da terra à lua, em 2014; ao teatro popular brasileiro em As lavadeiras do riacho da lorota, em 2015/16); e ao teatro de humor americano da Broadway Descalços no parque, em 2016/17.

Festival de Teatro de Curitiba

Em 2019 o FTC completa 28 anos de atividades e se tornou referência no cenário teatral brasileiro, com espaço reservado na agenda cultural do país. Hoje o Festival é considerado uma grande vitrine do teatro brasileiro, e mais de 5 mil espetáculos já fizeram parte dessa história. Ano a ano companhias de todo Brasil e do mundo promovem esse encontro de enorme diversidade artística e humana, que neste ano ocorre de 26 de março a 7 de abril. Paralelamente ao FTC ocorre a mostra Fringe, que tem a proposta de ser um espaço democrático e heterogêneo. Neste ano, o Fringe chega à sua 22ª edição, e contará com 370 espetáculos de companhias brasileiras e internacionais.

FICHA TÉCNICA

Grupo de Teatro do Clube Curitibano. Dramaturgia, Cenografia, Texto e Direção: Enéas Lour; Assistência de direção e maquiagem: Simone Nercolini; Direção musical e composições: Marco Duboc; Sonorização: SP Áudio; Músicos: Marco Duboc, Marcelo Davi, Felipe Bide, Cácio Araújo; Direção e Produção: Eric Dureli e Enéas Lour; Direção de Fotografia e Edição: Heitor Lobo; Som direto: Carmen Agulham; Edição: KaduFerruti; Produção Audiovisual: Ano Novo Produções; Iluminação: Rodrigo Ziolkowski; Figurinos: Sandra Francisca Canonico; Aderecista: Narbal Rodrigues; Cenários: Enéas Lour; Cenotécnico: Sergio Richter; Estagiário: Taylon Padilha Nizer; Produção executiva: Michelle Meschino; Realização:
Grupo de Teatro do Clube Curitibano; Elenco (ordem alfabética) Adriana Villar (Madame Zhaide), Alexandra Mayrhofer (Sherazade menina), Ana Mary Ribas Fortes (Málika Sultana), Carlos Valente Castro Filho (General Kaled e Laila Zamyra, a Bruxa Turca), Denise Ribeiro Losso (Madame Nádja e Tzzíláh, a mulher que pariu o Sol), Dulce Furtado (Samyra Sultana), Enéas Lour (O Sultão Shariar), Judith H. Mueller (Zhahira, a Mulher Sábia e Dyrcéia, a Profetisa de Istambul), Luciana Longhi (Samyra Sultana jovem, Madame Afife), Martina Athene Mandić (O Gênio e Sherazade madura) e Simone Nercolini (Zhara Sultana). Crianças no Vídeo 3: “O sonho e a arte” : Eduarda de Oliveira Zuffo, Fernanda de Oliveira Zuffo, Gustavo Santin Fortes, Isabelly Ramdorf Nicastro, Isadora Lour Pio, Luiza Santin Fortes, Manuela Lour Pio, João Paulo Duboc. Mães e avós: Juliana Maria de Oliveira Macedo, Jussara da Ros Zuffo, Fátima Ortiz, Maíra Lour, Simone Nicastro

 

Serviço:

Apresentações: de 28/03 a 20/04, sempre às quintas, sextas e sábados, às 20h30 (no dia 30 de março o espetáculo será exibido às 19h30).
Ingressos: R$ 10 – valor único.
Pontos de venda: Entre 28/03 e 06/04 os ingressos serão vendidos pelo FTC. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no Shopping Mueller e no ParkShoppingBarigüi e no site do FTC (festivaldecuritiba.com.br/ingressos), ou uma hora antes do espetáculo no Concórdia. Depois do dia 6 de abril, os ingressos poderão ser adquiridos no Departamento de Cultura e Esportes do Clube Curitibano ou uma hora antes no próprio Concórdia.

Leia também:

>> Preservar para valorizar: conheça o projeto de restauro da Sede Concórdia do Clube Curitibano

>> Campanha Adote uma Garrafinha

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades