Notícias
Arte: Jeniffer Gutierres/Clube Curitibano.

Tesouros do Clube: Retrato de Homem sobre a Bengala, de Estanislau Traple

Nesta semana, o Tesouros do Clube traz a obra “Retrato de Homem sobre a Bengala”, do curitibano Estanislau Traple. Nascido em 1898 em uma família modesta, o artista desenvolveu seu trabalho como desenhista trabalhando na Impressora Paranaense como litógrafo.

Atraído pelo prestígio do pintor Alfredo Andersen, aos 18 anos, Traple começou a frequentar a escola do mestre e, a partir daí, se engajou ativamente aos movimentos culturais paranaenses e nacionais.

Em 1931, o artista fixa residência em Florianópolis (SC) onde atuou como professor de desenho e pintura no Instituto de Educação de Florianópolis até 1948. Retornou a Curitiba para lecionar na recém-criada Escola de Belas Artes do Paraná, ocupando o cargo de professor desta instituição até o final da vida.

Com uma ativa participação em salões de arte, ele conquistou dezenas de premiações. Dentre elas, a medalha de bronze no Salão de Belas Artes do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, e a medalha de prata e ouro no salão Paranaense. Em 1950, realizou uma exposição individual no Clube Curitibano.⠀

Atualmente, suas obras compõem o acervo do Museu Oscar Niemeyer, da Pinacoteca do Tribunal de Justiça do Paraná e do Clube Curitibano. A obra de hoje pode ser vista no Salão Mozart, na Sede Concórdia.

Obra: Retrato de Homem sobre a Bengala, de Estanislau Traple.

Leia também:

Tesouros do Clube: Cosendo a Bandeira, de Theodoro de Bona

Tesouros do Clube: As Quatro Luas, de Zoravia Bettiol

 

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades