Notícias
Clube Curitibano recebe um dos maiores torneios de natação do país: O Trofél José Finkel. Foto: Gustavo Garrett

Curitibano se prepara para o Troféu José Finkel de Natação

Entre os dias 2 e 7 de setembro a piscina do Parque Aquático da Sede Barão do Serro Azul Clube Curitibano recebe o Campeonato Brasileiro Interclubes Absoluto de Natação 2019 Troféu José Finkel, um dos maiores torneios da modalidade do país. Esperados cerca de 200 dos melhores atletas da categoria, a competição volta a Curitiba, sua cidade de origem, 34 anos após a última edição realizada na capital paranaense.

Criado em 1972, o torneio foi idealizado pela Federação Paranaense de Desportos Aquáticos como uma alternativa de inverno, uma vez que na temporada de verão acontecia o Troféu Maria Lenk, maior campeonato de natação absoluto do país até então. Com o grande reconhecimento no decorrer dos anos, a competição foi absorvida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e concentrou suas edições no eixo Rio – São Paulo.

A realização desta edição no Clube Curitibano vem em um período de solidificação e grandes vitórias do clube, que acaba de conquistar o campeonato inédito no Brasileiro Interclubes Juvenis de Natação de Inverno 2019 – Troféu Arthur Sampaio Carepa.  “Hoje somos um dos grandes celeiros nacionais de nadadores. Nós temos as categorias de base muito bem trabalhadas, com mais de mil crianças nas Escolinhas de Natação, o que contribui para que tenhamos uma pré-equipe e uma equipe muito fortes”, explica o Presidente do Curitibano, Renato Ramalho. O Presidente representou o Clube nas piscinas em edições do Troféu José Finkel na década de 1980, com destaque a 1985, em que garantiu a primeira colocação do 200 m costas e 400 m medley.

Campeonato Sul-Americano Absoluto

A Competição será a única seletiva para a equipe da Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano Absoluto em Buenos Aires, na Argentina, de 29 de março a 5 de abril de 2020. A classificação será a partir dos tempos obtidos pelos nadadores nas provas olímpicas individuais, em finais A. Serão convocados 28 atletas ao todo, 14 para o time feminino e 14 para o masculino.

Durante a semana, o campeonato será dividido em cinco etapas. A torcida está com os atletas do Clube, que estarão em maior número que a edição de 2018. “Teremos atletas do juvenil até a categoria sênior. A equipe está ótima, esperamos obter ótimos resultados e alcançar pódios”, conta o Diretor de Desportos Aquáticos do Curitibano, Bernardo Ramina.

O Troféu José Finkel será aberto ao público! Não deixe de acompanhar os maiores nomes da natação na nacional, inclusive o medalhista olímpico César Cielo. “Este torneio é muito importante para o Clube como um todo. Nós convidados os associados para ver de perto o desempenho dos nossos atletas, que vêm melhorando a cada competição”, completa Ramina.

Disponibilidade das piscinas  e escolinhas de natação

Atenção associados! Devido o torneio, as aulas Escolinha de Natação e Hidroginástica estarão suspensas entre 2 e 7 de setembro. O mesmo acontece com a disponibilidade das raias das piscinas semi-olímpica e olímpica. Confira o horário de uso:

Segunda-fera (2/9)

6h às 14h – raias livres para uso
14h30 às 17h30 – fechadas para a competição
18h às 23h – raias livres para uso

Terça-feira a sábado (de 3 a 7/9)

6h às 8h – raias livres para uso
8h às 13h – fechadas para a competição
13h às 16h – raias livres para uso
16h às 20h –  fechadas para a competição
20h às 22h – raias livres para uso

 

Leia também:

Natação Master conquista títulos individuais e coletivos

É campeão! Sul Brasileiro Infantojuvenil de Natação

Nadadora do Curitibano participa dos Jogos Pan Americanos

Natação mirim-petiz conquista o estadual

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades