Notícias
Arte: Alisson Stasiak/Clube Curitibano.

Um Centenário de Histórias: O surgimento da revista

A criação da revista do Clube Curitibano é destaque do Um Centenário de Histórias. Quem lê a nossa revista hoje não imagina que o periódico tem 130 anos. A Revista do então Club Curitybano nasceu em 1890, sob influência da família Vellozo. Vindos do Rio de Janeiro alguns anos antes, eles trouxeram novidades para a capital paraense, que passava por um período de urbanização e modernização.

Cyro Vellozo assumiu a presidência do Clube em 1889 e ficou a cargo do seu filho, o escritor e poeta Dario Vellozo, assumir o posto de diretor literário da nova publicação. Os anos iniciais da Revista foram marcados por artigos com narrativas românticas, notícias sobre saraus, charadas, comentários dos principais personagens do cenário social do Clube e deliberações da Diretoria.

Em seções literárias, escritores locais teciam comentários de obras brasileiras. Havia ainda transcrições de pensamentos de autores estrangeiros. Nesse período, a Revista do Clube contou com a colaboração de mais de 80 escritores nacionais. Dentre eles, Ermelino Agostinho de Leão, Emiliano e Júlio Pernetta, Leôncio Correia e Sebastião Paraná.

Leia também:

Um Centenário de Histórias: Primeiros Anos do Club Coritybano

Um Centenário de Histórias: Quem foi Romão Rodrigues Branco?

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades