Notícias
Foto: Valterci Santos/Clube Curitibano.

Vem aí o CUB Z

O Conselho de Usuários da Biblioteca (CUB) é um dos principais incentivadores da arte e da cultura no Curitibano. Desde 2003, são as suas discussões que norteiam os grandes movimentos culturais do Clube. Agora, elas ganham um reforço fundamental – um tom de voz jovem, descolado e cheio de energia – com a criação do CUB Z. O grupo de adolescentes tem o nome inspirado na chamada “Geração Z” (pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 e início de 2010) e vai trazer um novo olhar para a agenda jovem do Curitibano.

“Sempre senti falta de mais atividades dedicadas aos adolescentes no Clube. Fiquei sabendo da proposta de criar um comitê pela minha professora de Espanhol. Adorei a ideia e topei na hora a indicação para participar”, conta Maria Eduarda Carneiro, de 16 anos, nomeada a primeira presidente do CUB Z. Ao lado das amigas Maria Fernanda Veiga e Ana Laura Soares, ela vai trazer, segundo a Gerente de Cultura do Clube Curitibano, Flávia Milbratz, um olhar “fresco e contemporâneo” para as atividades.

“É um olhar que vai atravessar as fronteiras da biblioteca. As meninas são muito antenadas, articuladas e estão super envolvidas com tecnologia. Elas terão um papel super importante na construção de uma programação pensada especialmente para os jovens.” A ideia, explica a gerente, é ampliar a oferta de atividades culturais que esse público consome hoje fora do Curitibano. “Por que não ter aqui? Elas vão trazer referências dos assuntos que elas curtem e vamos construir juntos”.

Cursos e workshops voltados ao universo da tecnologia já estão nos planos das meninas. As primeiras atividades devem acontecer ainda esse ano. A estreia, conta Maria Fernanda, deve ser com uma oficina de escrita para redes sociais, como Twitter e Instagram. “Queremos um curso sobre como expressar nossas ideias nas redes sociais. Como fazer ‘textão’, por exemplo, que não fique chato, que as pessoas queiram ler”, diz. “Nossa ideia é trazer eventos sobre assuntos como esse, que interessam para as pessoas da nossa idade, como internet ou cultura pop”.

Também estão nos planos do CUB Z contribuir para manter o acervo da biblioteca do Clube ainda mais atraente para esse público. “Queremos propor novos títulos, mantê-lo atualizado com livros que os adolescentes procuram”, completa. É justamente o incentivo à leitura um dos papéis mais importantes do novo conselho jovem, na opinião da atual presidente do CUB, Vera Mussi. “Ele terá um papel importante de incentivar o prazer pela leitura – algo tão indispensável nos dias de hoje. É lendo que nós crescemos, que evoluímos e conhecemos outros pontos de vista, que temos um olhar mais plural para o mundo”.

Flávia vai além. Para a Gerente de Cultura, o CUB Z é um importante ponto de contato com o meio acadêmico. “Estamos começando a trazer um olhar para a educação cada vez mais dentro das nossas atividades. Queremos ter uma programação voltada para os jovens em período de vestibular, por exemplo. Promover uma discussão sobre futuro, vocações e escolha de carreira”.

Mais Opinião

Frequentadoras do Clube desde muito pequenas, Maria Fernanda e Maria Eduarda querem dar voz para a sua geração – e trazê-la para opinar. “Queremos expandir o Conselho, trazer mais gente e mais ideias. É um grupo de jovens, para jovens. Minha expectativa é poder engajar mais gente, aproveitar essa oportunidade incrível que o clube está nos dando de ouvir e fazer o que a gente gosta”, diz Maria Fernanda.

A interação deve acontecer, principalmente, pelas redes sociais – ponto de encontro dos jovens desta geração. “A gente tem falado muito, pensando em muitas ideias. Mas, queremos também ouvir a opinião de mais pessoas”, reforça Maria Eduarda. Uma das vontades é justamente deixar essa troca de ideias menos “feminina”. “A gente tem muita ideia de eventos de maquiagem, cuidados pessoais, por exemplo. Mas sentimos falta de um menino entre nós, para trazer coisas que interessem para eles também”.

Tem interesse em saber mais sobre o CUB Z, mandar sugestões, ou participar do conselho? Entre em contato com o Departamento de Cultura.


Leia também:

Lista de novos Livros na Biblioteca – Setembro e Outubro de 2020

Biblioteca reabre com novidades e reformas

Compartilhe

Veja mais

Fique por dentro das novidades